Terça, 19 Março 2024

O Terminal Portuário, que está há 13 anos no mercado, já recebeu sete mil navios e movimentou cerca de oito milhões de contêineres

A Portonave, líder de mercado em Santa Catarina e um dos maiores terminais portuários do Brasil, potencializou a eficiência de seus processos de gestão e manteve certificações com solução da SoftExpert - fornecedora global de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Portonave area

Com uma infraestrutura de 400 mil m² de área, localizada em Navegantes - Santa Catarina, a Portonave se destaca na movimentação de contêineres, contribuindo tanto para o escoamento da produção brasileira e de outros países da América do Sul, quanto para o ingresso, no País, de matérias-primas e mercadorias produzidas no exterior. Em 2019, a Portonave figurou como o terminal portuário com maior produtividade média por navio entre os portos brasileiros, movimentando 752.266 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e gerando Receita Operacional Bruta de 550,3 milhões.

De acordo com o Analista de Sistema de Gestão Integrado da Portonave, Carlos Leandro Assini, a Companhia precisava de uma solução que entregasse mais agilidade e confiabilidade na recuperação de informações durante a execução e o monitoramento dos processos, bem como apoiasse o atendimento de requisitos legais e regulamentares do negócio. “Existe uma série de órgãos municipais, estaduais e federais que regulam a nossa atividade, e sentíamos a necessidade de ter uma ferramenta de gestão 100% confiável”, lembra.

Assini conta que a Portonave buscava uma empresa que apresentasse um pacote de soluções que atendesse ao máximo às necessidades da Companhia. “Vivíamos um desgaste proveniente das falhas das ferramentas de gestão anteriores, por isso, fomos buscar no mercado uma empresa referência, que fornecesse confiabilidade à gestão corporativa e otimizasse os processos, e encontramos a SoftExpert”, reforça.

Com a otimização de recursos de mão de obra aplicada às atividades de gestão foram incorporados novos processos como responsabilidade da equipe, gestão de ideias (projetos, melhorias e mudanças) e desenvolvimento de BPMNs (automatização de processos).

O SoftExpert Suite, utilizado por todas as áreas da empresa, permite flexibilidade e integração de processos, centralizando informações em um só lugar. “Com a automatização dos processos, conseguimos reduzir o tempo de execução das tarefas, assim como diminuir falhas e retrabalhos, resultando em mais eficiência. Além disso, a solução é uma forte aliada na manutenção das certificações ISO 9001, ISO14001, ISO45001, OEA (Operador Econômico Autorizado) e ISPS Code (International Ship and Port Facility Security Code)”, pontua.

Para Assini, a parceria entre o SoftExpert Excellence Suite e a Portonave representa uma nova fase na gestão de governança do Terminal. “O que implantamos até o momento e o que enxergamos de possibilidades com a solução nos dão a certeza que o sistema contribuirá em muito para o sucesso da empresa em nível nacional, internacional e dentro do grupo do qual fazemos parte”, pontua.

Para o futuro, a empresa pretende implementar os componentes Auditoria e Risco, já adquiridos no pacote inicial.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome