Sexta, 19 Abril 2024

A Iochpe-Maxion, que tem a inovação como premissa de negócios e trabalha para a transformação digital dos seus negócios, está apoiando equipes de jovens que participam de torneios de robótica. Batizados de MaxBot–RoboticTeam, os times recebem o apoio das unidades de negócios da empresa, Maxion Wheels e Maxion Structural Components, que alocam equipe e equipamentos para ajudarem na preparação dos participantes.

MaxBot

A iniciativa no Brasil teve inspiração na experiência nos Estados Unidos, onde a empresa apoia o programa de robótica da Smith Cotton High School, em Sedalia, Missouri, que participa da competicão First Robotics em nível nacional. Além de estar alinhada com a estratégia de Responsabilidade Social da empresa que, há anos, aposta na formação de jovens, tendo o Programa Formare como atividade principal no campo social.

A Maxion Structural Components (MSC) estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro, que selecionou, por meio de perfil e entrevista, oito jovens, de 12 a 14 anos, para comporem o time da empresa. O treinamento acontece na escola TecNia, que disponibiliza robôs para o treino da equipe, além de conhecimento de gerenciamento de projetos, técnicas de apresentação, programação e metodologia de pesquisa, em aulas semanais. O time da MSC faz a tutoria de montagem, programação e estratégia, além do acompanhamento nos Campeonatos. A perspectiva é que a equipe de Cruzeiro participe dos seguintes campeonatos: TBR (Torneio Brasileiro de Robótica) e OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica).

“Procuramos sempre estar presente nos ecossistemas de educação, pois acreditamos que o investimento em pesquisa e a busca pelo novo é fundamental para o nosso negócio. E esse projeto nos permite fomentar e unir dois pilares importantes para nós: a inovação, através do desenvolvimento da tecnologia e a educação, através do desenvolvimento dos jovens”, afirma Renato Brighenti, Diretor Corporativo de Vendas e Operações.

Além do patrocínio da equipe de Cruzeiro, Maxion Wheels apoiará mais duas equipes, em parceria com o SESI, uma em Limeira e outra em Santo André.

Em Santo André, a empresa atuará com a Unidade Sesi Jaçatuba e, em Limeira, com o Sesi Limeira. Os voluntários dedicarão um período por semana para compartilhar conhecimentos para gerenciamento de projetos, técnicas de apresentação, programação e metodologia de pesquisa. Além de oferecerem suporte técnico e doarem materiais, como uniforme e componentes de robôs.

“A Transformação Digital é uma realidade na Maxion Wheels. Estamos trabalhando para colocar a nossa empresa nos níveis da Indústria 4.0. Poder compartilhar esse conhecimento com jovens e estimulando o envolvimento deles no universo de tecnologia é gratificante, além de ser uma grande oportunidade de troca de experiências, todos nós aprendemos. Isto é realmente uma experiência ganha – ganha”, afirma Marcelo Graziani, Diretor da Engenharia, Rodas de Aço nas Américas. A perspectiva é que a equipe de Limeira participe dos seguintes torneios:

First Lego League (FLL) – competição organizada pela First (Matriz no EUA) e tem o Sesi como o responsável por organizar a competição no BR. A competição é voltada para criança entre 9 a 16 anos;

Olimpíada de Robótica Brasileira (OBR) – competição organizada pelo conselho composto por profissionais de universidades brasileiras. Há diversas modalidades e faixa etária.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome