Sexta, 19 Abril 2024

"Caso a intenção seja a de obter mais informações durante a entrevista, é melhor manter um tom de conversa e não de interrogatório", aconselha Allisson Souza

O processo de recrutamento em uma empresa é estratégico, porque garante que a escolha de colaboradores seja mais acertada. Efetivamente, a composição da equipe é o que viabiliza os resultados da organização e evita prejuízos com funções não cumpridas e a necessidade de uma nova seleção.

De acordo com Allisson Souza, CEO da Abler, startup criada por profissionais das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia com o objetivo de conectar empresas e candidatos de forma ágil e prática, vale a pena adotar alguns cuidados para otimizar a etapa. “Trata-se de um ótimo caminho para ganhar tempo e selecionar apenas as pessoas que ofereçam boas contribuições para a empresa”, ressalta.

Para ajudar, Allisson e Taísa Batista, também fundadora da Abler, reuniram quatro formas de melhorar o R&S.

Tenha clareza dos requisitos para a vaga
Para encontrar o funcionário ideal, é imprescindível conhecer bem a vaga ofertada, as funções e as responsabilidades. Dessa maneira, é possível traçar o perfil para preenchê-la e adotar critérios mais coerentes com as habilidades necessárias para o cargo. “Assim, você fará um anúncio mais objetivo e evitará candidaturas de pessoas que não se enquadram. Para otimizar o processo, certifique-se de incluir todas as informações ao divulgar a vaga e de selecionar os canais adequados ao público que você pretende alcançar”, aconselha o CEO da Abler.

Humanize o processo de recrutamento
Durante o trabalho de recrutamento, é importante manter o respeito e a cordialidade com todas as pessoas, mostrando uma postura solícita. Com efeito, a humanização mostra os valores da sua empresa e desperta o interesse das pessoas que podem enriquecer a equipe. “Do mesmo modo, isso impacta na etapa de seleção, afinal, para conhecer melhor os candidatos, deixá-los à vontade faz com que demonstrem as suas características. Assim, o entrevistador terá mais insumos para analisar a compatibilidade”, destaca Taísa Batista, também fundadora da Abler.

Portanto, se a intenção é obter mais informações durante a entrevista, é melhor manter um tom de conversa e não de interrogatório. O mesmo vale para etapas em grupo, caso essa seja uma escolha da empresa.

Invista em ferramentas que organizam o processo de recrutamento
Encontrar novos talentos é algo que demanda tempo e muito esforço da equipe de RH. “Por isso, ter ferramentas que otimizam esse trabalho é fundamental para ajudar a filtrar as pessoas e só direcionar para o atendimento humano aqueles que realmente preenchem os requisitos”, pontua Taísa. Uma boa alternativa é ter um software específico que permita:

Padronizar as etapas;
Armazenar os dados organizadamente;
Personalizar o recrutamento;
Divulgar as vagas nos melhores canais.
“Como resultado, a seleção fica mais precisa e o RH ganha tempo para se dedicar a outras atividades essenciais”, enfatiza Taísa.

Observe as características comportamentais
Aliás, você sabia que desde o recrutamento é possível conhecer as características comportamentais dos candidatos? Alguns pequenos testes revelam padrões nas respostas que indicam o perfil.

No entanto, vale reforçar que isso precisa ser feito com respeito e sem expor o talento a constrangimentos. Na candidatura, é possível acrescentar perguntas simples e objetivas que proporcionam boas informações.

Em suma, o processo de recrutamento é uma importante etapa para montar a equipe de uma empresa e deve ser realizado de maneira cuidadosa.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome