Quinta, 28 Março 2024

A Casa Comercial Wilson & Company foi fundada em 1837, em Salvador, na Bahia, pelos irmãos escoceses Edward e Fleetwood Pellew Wilson. A empresa, voltada ao comércio internacional marítimo, prestava serviços de navegação e comercializava carvão.

Com o progresso da empresa, Edward inaugurou escritório em Londres para fechar contratos de transporte de carvão da Inglaterra e da América, em 1845.

Já na segunda metade do século XIX, A Wilson Sons possuía, em Recife, rebocadores, batelões e alvarengas, oficinas completas com carreiras no cais de Santa Rita, sul do porto, e uma oficina flutuante para reparos nos costados dos navios. 

Em 1870, o primogênito de Edward, Edward II, conhecido como o Rei do Carvão, pretendendo ampliar os negócios, transferiu a sede da Wilson Sons para o Rio de Janeiro, então capital do Império. Oito anos mais tarde, em 15 de maio de 1878, o imperador Dom Pedro II assinou alvará concedendo à Wilson Sons, autorização para funcionar.

A companhia, considerada uma das maiores operadoras portuárias do Brasil, é formada pelas empresas Wilson Sons Agência Marítima, Wilport Operadora Portuária S.A., Rebocadores Saveiros Camuyrano e Sobrare Servemar e Wilson Sons Estaleiros. Com matriz baseada no Rio de Janeiro até hoje, tem filiais em municípios das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do País.

A seguir, um breve histórico das empresas do Grupo Wilson Sons:

Wilson Sons Agência Marítima

A Wilson Sons Agência Marítima é uma empresa estabelecida desde 1837, com 15 escritórios próprios que atendem aproximadamente 45 portos brasileiros de Rio Grande a Belém.  Especializada no atendimento liner e tramp (navios regulares e não regulares respectivamente), em 2002, atendeu a 3.650 escalas liner e 1.028 escalas tramp.

Wilport Operadora Portuária

A Wilport foi inaugurada em 1995 e atua nas áreas de logística e operações portuárias, sendo uma das líderes de seu mercado no Brasil.

Áreas de atuação: Portos (Tecon Rio Grande, Tecon Salvador, WRC e Portos Públicos); Logística Nacional (CD Brasil, Eadi Santo André e Transporte Rodoviário); Logística Internacional e Logística Offshore.

Rebocadores Saveiros Camuyrano e Sobrare Servemar

A divisão de rebocadores do Grupo Wilson, Sons, através das empresas

Saveiros Camuyrano e Sobrare Servemar, atualmente, atendem 24 portos brasileiros com 58 rebocadores utilizados nas atividades de rebocagem portuária, oceânica e salvatagem, offshore e lanchas.

As empresas atuam nos seguintes portos: Fortaleza, Pecém, Recife, Suape, Cabedelo, Maceió, Natal, Salvador, Aratu, Ilhéus, Vitória, Tubarão, Praia Mole, Portocel, Ponta Ubu, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Sepetiba, São Sebastião, Santos, Paranaguá,
São Francisco do Sul, Imbituba e Rio Grande.

Wilson Sons Estaleiros

A unidade industrial da Wilson, Sons S.A., localizada na cidade de Guarujá, tem como especialidade a construção de rebocadores e embarcações de médio porte em aço e alumínio, executando também serviços de reparo naval em supply-boats, ferry-boats, iates, pesqueiros e lanchas.

A unidade conta com um sistema combinado de dique-carreira de 193m de comprimento, 17m de boca e profundidade máxima de 5m, tendo capacidade para a construção e docagem de embarcações de 2.000 toneladas de deslocamento leve.

Mais informações sobre o Grupo Wilson, Sons no site http://www.wilsonsons.com.br.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome