Quinta, 28 Março 2024

A Praticagem é um serviço técnico de manobras dos navios no porto. O trabalho, que tem por finalidade, garantir a segurança, é executado pelos práticos. Esses profissionais são formados pela Marinha.

O prático tem conhecimento técnico e específico de todas as áreas do porto, por isso a sua função é orientar os comandantes das embarcações durante o processo de atracação. Ele permanece na cabine de comando do navio durante toda a manobra. O prático estabelece as direções, velocidade a ser adotada etc. Quando a embarcação chega ao cais para atracar, o prático, conhecendo as profundidades do canal, presta todo o auxílio necessário.


A Praticagem de Santos conta com 36 profissionais que prestam serviço durante as 24 horas do dia, trabalhando em regime de turno; 67 empregados marítimos (tripulantes de lanchas, equipe do estaleiro, vigias noturnos, controladores de tráfego) e equipe de escritório, além de nove lanchas para transporte dos práticos até os navios e quatro botes para o transporte dos cabos de amarração.

A seleção dos candidatos à praticagem é feita pela Autoridade Marítima Brasileira (Marinha) por meio de concurso público. Os aspirantes aprovados nos exâmes passam por período de treinamento rigoroso que tem duração de um ano e meio. Concluída essa fase, o aspirante é submetido a um novo teste, se habilitado, torna-se um prático.

Segundo o presidente da Praticagem de Santos, Fábio Mello Fontes, existe uma preocupação em evitar acidentes e com a preservação do Meio Ambiente e das instalações portuárias, portando o prático é um profissional altamente capacitado para o serviço.

A praticagem é uma instituição jurídica, particular, organizada pelos práticos, mas fiscalizada pelo Governo Federal, por meio da Marinha. Faz a distribuição do serviço, recebe os pedidos as agências de navegação que representam os armadores e disciplina o atendimento para a prestação do serviço. Geralmente, cada município com porto organizado, possui uma única instituição de praticagem.

A Praticagem de Santos compreende um Centro Administrativo, a Estação dos Práticos, o Centro de Operações (concebido nos moldes de uma torre de controle de avião) e o Centro de Manutênção (Estaleiro).

Mais informações sobre a Praticagem de Santos podem ser obtidas através do site

www.praticagemsantos.com.br.

 

O prático Lélio Console Simões (engenheiro civil e prático há 17 anos) está chegando ao navio para mais um expediente

 

 

 

 

 


Estação de Praticagem, mais conhecida como a
"Ponte dos Práticos"  onde está localizada também a o centro de controle do tráfego






Estaleiro ou Centro de Manutênção da Praticagem de Santos

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome