Sábado, 20 Abril 2024

* enviada especial à Operação Unitas

 

A constatação de que a expressão “homem-fome” é verdadeira pôde ser confirmada nesta viagem. Sabe-se que a rotina é dura e o trabalho pesado.

 

Alimentar bem os tripulantes é cuidar do patrimônio. Agradar todo esse pessoal acaba sendo difícil, mas é bem verdade que não há do que reclamar. São quatro refeições por dia, café da manhã, chamado de CLPM (café, leite pão e manteiga), almoço, jantar e ceia.

 

O cardápio balanceado é programado e aprovado previamente por uma comissão. Para esta viagem de 10 dias, por exemplo, foram encomendados 280 kg de arroz, 120 de feijão e 140 de suco. Somente no primeiro dia de viagem foram consumidos 120 kg de carne. Quatro cozinheiros são responsáveis pelo preparo de todas as refeições e contam com o auxílio de seis rancheiros. O primeiro entra às 5h30. Eles não param um só instante. Quando termina o café da manhã, já começam a preparar o almoço, e assim por diante. Tudo passa pela supervisão do mestre d´armas.

 

O café da manhã inicia às 6h30, o almoço é servido a partir das 11h15, o jantar às 17h15 e a ceia às 21h. Quem perder, fica aguardando a próxima... O interessante é que estes horários são planejados para atender a todos. Quem for entrar ou estiver saindo de serviço consegue se alimentar sem problema. Todo o alimento é armazenado em diferentes paióis de mantimentos de acordo com a característica do produto. Há comidas típicas na Marinha como feijoada, dobradinha, rabada com polenta e cozido. Para acompanhar, sempre é servido um suco conhecido como “jacuba”. O sabor? Bem, é um pouco complicado de descrever...

 

Mas, você conseguiria imaginar o que pode fazer um grupo inteiro de homens parar de comer? Acertou se pensou em futebol. É impressionante como eles ficam paralisados assistindo a um jogo. E os cariocas são muito divertidos, falam gracinhas e fazem provocações dos times adversários o tempo todo. Só não brincam muito com o Flamengo, afinal é o time de coração do comandante!

 

A Praça D´Armas é realmente o ponto de encontro do pessoal. Quando estão de folga, é neste local que passam o tempo assistindo a filmes e jogando um jogo com dominó tipicamente marinheiro conhecido como “ponta de cinco”. Até os civis embarcados aprendem a jogar. Conseguiram a proeza de vencer os experientes homens do mar...

 

Todas as noites uma turma garante a diversão. É o pessoal do esquadrão HA. Os “superpilotos”, como são carinhosamente chamados, nos proporcionam boas gargalhadas.

_________________________

Na próxima semana, falaremos sobre estas figuras da comissão. Em terra, um show de irreverência, mas no ar seriedade e muito profissionalismo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome