Quarta, 24 Abril 2024

O Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (Ipea), órgão do governo federal, vai sediar no Rio um evento internacional nos dias 5 e 6 de fevereiro. O seminário Cadeias Globais de Valor e Agenda Comercial no século XXI está sendo promovido pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) e contará com a participação de representantes de diferentes países. O evento será na Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar, Centro, no Rio de Janeiro.

 

No primeiro dia do evento (05), três painéis vão discutir a inserção dos países em desenvolvimento nas Cadeias Globais de Valor (CGV), suas experiências internacionais e a agenda comercial.

Após uma breve fala de abertura, realizada pelo diretor da Dinte, Renato Baumann, e pelo representante do Center of Concern (COC), Aldo Caliari, o primeiro painel se inicia sob o tema: Cadeias Globais de Valor: experiências internacionais. Além de Baumann, que será o mediador, também vão compor a mesa Nano Mulder (Comisión Econômica para America Latina y Caribe), Jorge Arbache (IBGE) e José Tavares (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento). O painel irá discutir como a fragmentação da produção nas cadeias de valor afeta a economia das nações, se existem segmentos das cadeias que exercem influência na organização global e quais os links observados entre as CGV e as demandas internacionais de emprego e qualidade de vida.

A segunda mesa tem como proposta discutir a inserção dos países em desenvolvimento em CGV. Para isso, o painel pretende responder às perguntas: O que sabemos e o que precisamos descobrir sobre o impacto da fragmentação da produção das cadeias de valor na industrialização dos países em desenvolvimento? Essa fragmentação tem influenciado nas taxas de emprego e na qualidade de vida nesses países? Como eles podem responder de maneira estratégica a essa fragmentação? Na mesa, Marcelo Nonnenberg (Ipea), Sandra Rios (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento) e Lia Valls (FGV/UERJ) vão discutir a temática enquanto Aldo Caliari será o mediador.

No último painel do dia, o tema Cadeias Globais de valor e agenda de política comercial será debatido por Juan Blyde (Inter-American Development Bank), Pedro Veiga (Centro de Estudos de Ingração e Desenvolvimento) e Renato Flores (FGV). A mediação da mesa fica sob a responsabilidade de Ivan Oliveira (Ipea). O objetivo será discutir como as CGV impactam o comércio internacional dos países em desenvolvimento em uma escala global e regional e quais políticas poderiam ser adotadas por esses países para enfrentar os desafios de crescimento na lógica das cadeias de valor.

No segundo dia do evento (06), uma mesa-redonda vai reunir todos os participantes. A proposta constitui em sintetizar os resultados e conclusões dos painéis do dia anterior e pensar em soluções e melhorias futuras para os temas abordados.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome