Quinta, 25 Abril 2024

O desenvolvimento ferroviário ganha contribuição ímpar com o livro “Segurança Operacional de Trens de Carga: Uma literatura técnica de valor", escrito pelo especialista em tecnologia e manutenção Luiz Henrique Hungria. Colaborador da Rumo, o engenheiro lançou a obra, no dia 14 último, em Curitiba (PR), na sede da empresa. Hungria desenvolveu seus estudos durante mais de 30 anos de atuação no transporte ferroviário.

Livro Rumo

Com o objetivo de incrementar a bibliografia da área, 250 exemplares do livro, patrocinado pela Rumo, serão disponibilizados a acadêmicos e pesquisadores do ramo. “Temos certeza de que este trabalho será adotado pelas escolas de Engenharia de todo o País e ajudará a formar profissionais realmente bem preparados”, afirma o presidente da Rumo, Julio Fontana.

Trajetória
Hungria já trabalhou com manutenção de vagões e investigação de acidentes em linhas férreas. Em três décadas de atuação na Malha Sul, adquiriu conhecimentos que lhe permitiram desenvolver fórmulas e técnicas específicas para o aprimoramento do transporte ferroviário.

O intuito da obra é descrever e tornar esses raciocínios acessíveis. “O livro não tem intenção de dar conceitos, e sim explicar cálculos que foram formulados a partir da física”, explica o autor, duas vezes premiado pela Revista Ferroviária.

A organização do projeto levou dois anos, e os capítulos foram curiosamente escritos do final para o começo. “Escrevi primeiro o sexto e o sétimo capítulos, que fluíram facilmente e serviram como molde. Já o terceiro, que trata da dinâmica e formação dos trens, exigiu mais tempo; então, o deixei para o final”, conta Hungria.

As pesquisas dele serviram de inspiração para muitos colegas de trabalho. “Pelo fato de a literatura ferroviária não ser tão vasta, muitas foram as ocasiões em que ele criava suas próprias fórmulas e sempre encontrava o seu jeito de chegar às soluções dos problemas que era desafiado a resolver”, relata o gerente de Operações da Rumo, Osmar Labegalini, na Introdução da obra.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome