Quinta, 28 Março 2024

Centenas de pessoas estiveram na estação ferroviária da Lapa para acompanhar uma breve visita da Maria Fumaça na manhã do dia 28 de novembro último. A locomotiva Mallet 204, única deste modelo em funcionamento na América do Sul, foi fabricada em 1950 e pertence à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, do Estado de Santa Catarina. O trem partiu de Rio Negrinho e seu destino era Curitiba. Acompanhando a viagem estava o engenheiro James Ilg, um dos responsáveis pela maior parte das operações ferroviárias com locomotivas a vapor do sul do Brasil. Em 1997 quando a Maria Fumaça passou última vez pela Lapa, Ilg era o foguista do trem.

Maria Fumaça Estação Ferroviária da Lapa 2Foto: Elker Juvinski

A locomotiva foi contratada pela Concessionária Rumo, através do empenho do presidente da companhia Julio Fontana Neto (casado com uma lapeana) e de Carmen Maron, coordenadora de Relações Sociais da Rumo, para fazer eventos natalinos nas cidades de Piraquara, Pinhais, Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e outras da Região Metropolitana mais próximas à capital paranaense.

A Maria Fumaça na Lapa
Para o diretor de Turismo e ferroviarista lapeano, Márcio Assad, a Lapa já foi pioneira (juntamente com município de Santa Catarina) em turismo férreo no Brasil na década de 80, quando os passeios de Maria Fumaça Curitiba-Lapa constituíam-se em um grande fenômeno, pois a partir daí a Lapa passou a integrar o mapa turístico nacional, sendo inclusive destaque internacional.

Grande expectativa
A locomotiva número 11, uma relíquia de 1884, a primeira a puxar vagões sobre trilhos no Paraná, está sendo recuperada para realizar passeios turísticos e reascende a esperança nos lapeanos de que em breve possam desfrutar de passeios com a Maria Fumaça: Curitiba-Lapa-Curitiba em uma viagem ao passado com glamour do século XIX em um receptivo turístico que fez da Lapa, um dos destinos mais charmosos de outrora, quando a viagem era uma constante na vida da histórica cidade. Este trabalho tem a participação das duas regionais da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária: Santa Catarina ( oficinas Rio Negrinho) e do Paraná, que ficará responsável, pela operação do trem turístico.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome