Sábado, 20 Abril 2024

 

1. Conceito

O agente marítimo (Shipping Agent) é o representante do armador (“dono do navio”) nos portos, e do navio, perante as autoridades portuárias. Sua participação na cadeia logística se dá a cada escala do navio em um porto, onde sua missão é assumir seu gerenciamento, entendido o navio como empresa autônoma, a ser administrada com competência. Ele lida com as empresas de transporte e armazenagem, despachantes aduaneiros, terminais de contêineres e operadores portuários.


Este profissional está capacitado para fornecer as informações necessárias referentes ao processo de exportação/importação portuária, podendo fornecer informações para organizações que tenham interesse em exportar ou importar produtos pelos portos.Ou seja, ele assume o papel do armador e do gerenciamento do navio quando chega a embarcação ao porto, mesmo assim, o serviço do se inicia semanas antes disso acontecer porque ele necessita providenciar todos os registros e documentos obrigatórios antes. Para isso, é preciso conhecimento na área jurídica e comercial relacionada com atividades portuárias e ele precisa estar atento à Alfândega. Qualquer erro ou desinformação passada pode gerar em punições financeiras (multas) de valores elevados e graves.


A FENAMAR , sigla para Federação Nacional das Agências Marítimas, é a federação responsável e, atualmente, existem cursos profissionalizantes para atuação na área.
Diferença entre agente de carga e agente marítmo

 

 

2. Diferença entre Agente Maritmo e Agente de Cargas

O Agente Maritmo é aquele que desempenha sua função com enfoque no modal maritmo, não sendo aplicada essa profissão em outros modais. Já o agente de cargas abrange todos os meios de transporte de carga internacional.

 

 

Saiba mais:

Site Oficial FENAMAR

Escola Virtual Portogente: Curso "Legislação Portuária";

Escola Virtual Portogente: Curso "Planejamento Portuário e de Transportes";

Escola Virtual Portogente: Curso "Tarifa Portuária".

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias