Quarta, 24 Abril 2024

Quando a modalidade de venda incluir o seguro sobre a responsabilidade doexportador, esta apólice éemitida por uma companhia de seguros, antes do embarque da mercadoria, paraformalizar o contrato de seguro de transporte da mercadoria. Esta apólice cobreos riscos de transportes e confere ao exportador o direito à indenização pelosdanos que eventualmente as mercadorias possam sofrer, previstos em cláusulasespecíficas, dentro do prazo estipulado.É comum que a cobertura se faça em até110% do valor da mercadoria. Estes 10% sobressalentes servirão para cobriroutras despesas, como desembaraço no destino, armazenagem etc.

O seguro internacional deve cobrir acidentes que podemocorrer desde o momento em que a mercadoria é embarcada, até a chegada aoestabelecimento do importador. Abrange, portanto, o transporte após embarque, odesembarque e o traslado da mercadoria até o local designado pelo importador.

No caso de exportação na modalidade FOB, o seguro é deresponsabilidade do importador, cabendo ao exportador apenas fornecer os dadoseventualmente solicitados pelo importador para contratar o seguro. Nasexportações sob as modalidades CIF e CIP, os gastos com seguro ficam a cargo doexportador. As apólices de seguro internacional podem ser dos seguintes tipos:

apólice por viagem: geralmente utilizada para exportações ocasionais;

• apólice flutuante: composta de uma série de apólicespor viagem, com validade de 12 meses. O valor da cobertura tem um teto máximo euma franquia fixa. É mais adequada quando há um fluxo permanente de exportações;

• apólice aberta: cobre embarques que ocorrem comregularidade e com características conhecidas. Trata-se de um tipo apólicesemelhante à anterior.

Para contratar o seguro, o interessado deve fornecer asseguintes informações:

• descrição completa da mercadoria, inclusive sua denominaçãocomercial e técnica, natureza, pesos bruto e líquido, tipo de embalagem (pallets,contêineres etc.), número de volumes (unidades de carga);

• valor da mercadoria;

• locais de embarque e de desembarque;

• riscos a serem cobertos;

• veículo de transporte, arranjo da carga e formas demanuseio;

• valor do seguro;

• outros dados, se solicitados pela empresa seguradora.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias