Sábado, 20 Abril 2024
"Hub Ports: Portos Concentradores de Carga"
 
Você Sabia?
 
 
1. Que hub port significa porto concentrador decarga, sendo um conceito moderno de operação de navios e transporte de cargase cada vez mais utilizado internacionalmente, especialmente em transporte decarga em contêineres?

2. Que a sua importânciadeve-se ao crescimento dos navios nos últimos anos, em especial ao seu altocusto e suas operações, provocado justamente por esse fato, e que, por isso, énecessário racionalizar a sua utilização e transporte?

3. Que o hub port é, então, omeio pelo qual o armador tem melhores condições para racionalizar as operaçõesde embarque e transporte, direcionando os grandes navios aos maiores portos eque mais lhes interessam, reduzindo os custos operacionais como um todo?

4. Que essa ação deracionalização significa atender a poucos portos no mundo, naturalmente os quepodem recebê-los, em face de seu grande calado, isto é, da profundidade quenecessitam para atracar, e que a carga é, então, levada do porto original deembarque até o hub port por outro navio?

5. Que o porto original deembarque é o feeder port (porto alimentador) e o navio transportador, nessecaso, é o feeder vessel (navio alimentador)?

6. Que a carga continuará a serdesembaraçada e embarcada pelo embarcador no seu porto de origem, semnecessidade de levar a carga até o hub port escolhido pelo armador?

7. Que isso significa que umavez entregue a carga no primeiro navio, ela já está exportada e o transbordo éproblema e risco do armador?

8. Que, por isso, a cargaembarcada terá um conhecimento de transporte cobrindo a carga a partir desseporto até o destino final, independentemente do transbordo que a mercadoriasofrerá?

9. Que essa operação detransbordo não é uma cabotagem, mas parte do transporte internacional?

10. Que, com isso, os grandesnavios podem realizar mais viagens ao longo de sua existência, melhorando suaprodução e produtividade, portanto, criando melhores condições para o retornofinanceiro do navio e melhores fretes?

11. Que os armadores já estãocomeçando a utilizar esse conceito na américa do Sul e que devemos nos prepararpara isso; e uma preparação significa que nem o embarcador, nem o consignatáriodevem proibir as operações de transbordo, pois isso inviabilizaria esse tipo deoperação?

12. Que na importação oconceito é o mesmo e as mercadorias entrarão no país por meio do hub port , masque ela será desembaraçada a partir do porto de destino final?
 

Fonte:http://www.aduana-dsp.com.br/informativos/Informativos/informativo26_12_2001.htm

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias