Assim como todas as mercadorias, por muitas vezes os fertilizantes são depositados em armazéns até que sejam embarcados, ou mesmo carregados em caminhões ou outros modais por um determinado período. Desta forma, existem cuidados espefícos que devem ser tomados para que não haja risco no ato do transporte, seja ele de acidentes, intoxicação ou até mesmo de perda de qualidade do produto, que é diretamente influenciada por seu processo de armazenagem. As propriedades químicas e físicas do produto sofrerão alterações significativas se houber demasiada exposição ao calor, ou se houver influência marcante da umidade do ambiente no arranjo da carga. 

Em galpões, modo este mais tradicional e difundido na estocagem de fertilizantes, os principais pontos e atitudes a seren tomados são básicos quando trata-se de granéis. O contato com o piso deve ser evitado, de forma a preservar a integridade do produto e do próprio armazém. A umidade do solo pode danificar a carga, bem como a composição química da mesma também denificar o solo. O ideal é que o produtoesteja enscado e organizado em paletes de madeira. Se os paletes não estiverem disponíveis, e for mandatória a estocagem diretamente no chão, o mesmo deverá ser protegido com sacos ou locas plásticas. Deve-se observar também a altura das pilha,s para que não haja risco de ruptura dos sacos que estão na parte mais baixa de pilha, ou mesmo de excessiva compatção da carga. Por fim, é essencial que seja mantida uma distância adequada entre as pilhas formadas, de modo a preservar a ventilação entre as mesmas.

Imagem: acervo Portogente

Paletes tem papel essencial na armazenagem de fertlizantes

Ainda existe a estocagem a céu aberto, sendo esta, obviamente, mais sucetível as condições meteorológicas. Portanto, deve-se realizar o evelopamento de toda a carga, de modo que a mesma fiquei protegida do vento, da chuva e do sol.

É recomendada a identificação das pilhas, de modo a que esteja sinalizada a natureza e quantidade da carga de forma clara.

Ao serem respeitados tais cuidados, fica garantida a preservação da carga. A armazenagem, mais uma vez, torna-se fator imprescindível para que a qualidade da carga seja mantida, bem como o produto será conservado e completamente adequado para o seu devido uso.

Fonte: Unifertil

 

 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s