Terça, 19 Março 2024

O preenchimento de vaga de Prático em Zona de Praticagem (ZP) acontece exclusivamente por meio de Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático, regido pela legislação vigente e detalhado por edital específico a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página da Diretoria de Portos e Costas (DPC) na Internet.

Cabe à DPC, na qualidade de Representante da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário e no exercício da atribuição de regulamentar o serviço de Praticagem, determinar a época de realização, o número de vagas por ZP a ser preenchido, elaborar e divulgar o Edital e executar o Processo Seletivo.

O Praticante de Prático e o Prático não são militares ou empregados públicos, assim como não exercem função pública. O processo seletivo para essa categoria, portanto, não se destina ao provimento de cargo ou emprego público.

Requisitos para participar do concurso para Praticante de Prático

O candidato deve ser brasileiro(a), com idade mínima de 18 anos. Deve possuir curso de graduação em qualquer área, e ter alguma experiência no mar, que pode ser até mesmo uma habilitação de Mestre-Amador, aquela exigida para conduzir embarcações de esporte e recreio no mar aberto. Em caso de sucesso na prova teórica, o candidato será submetido a uma perícia médica que visa verificar se preenche os padrões de saúde exigidos para a prestação do Serviço de Praticagem. A Seleção Psicofísica será realizada por Junta de Saúde da Marinha do Brasil definida pela DPC, com base em procedimentos médico-periciais específicos e em exames de saúde complementares. Esses exames incluem: acuidade visual e auditiva; teste toxicológico para drogas ilícitas; patologias físicas ou mentais comprometedoras da capacidade de trabalho, entre outros. Se considerado apto após a seleção psicofísica, seguirá para um teste de suficiência física, constituído de três provas: execução de 4 (quatro) exercícios de barra completos ; nadar 50 metros em tempo igual ou inferior a 1 minuto e 30 segundos; permanência dentro d´água flutuando por 20 (vinte) minutos ininterruptos, sem tocar no fundo e sem auxílio de qualquer Apoio.

Para mais informações, acesse a Norma da Autoridade Marítima que rege os serviços de praticagem.

"Manhã de 2 de junho na Zona de #Praticagem de Itajaí e Navegantes... #Shipping #zp21" by lotsemann is licensed under CC BY-SA 2.0

Redação Portogente
*Prático de navios, uma das carreiras mais cobiçadas do País

Conteúdo da prova teórica para o concurso para Praticante de Prático

• Manobrabilidade do navio
• Arte naval
• Navegação em águas restritas
• Legislação e Regulamentação
• Meteorologia e Oceanografia
• Comunicações

Qualificação do Praticante de Prático

A qualificação do Praticante de Prático seguirá um programa de treinamento estabelecido pela Capitania dos Portos (CP) com jurisdição sobre a ZP, denominado Programa de Qualificação do Praticante de Prático, a ser iniciado imediatamente após a Certificação (aprovação no processo seletivo), sendo seu cumprimento confiado à Entidade(s) de Praticagem existente(s) na ZP, indicada(s) pela CP.

Navegue mais pelo Portopédia: Prático

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias