1. Introdução

Transporte define o deslocamento de algo para outro lugar, podendo ser o movimento de pessoas ou de produtos.

 

Exemplo de meios de transporte. Fonte: (http://inpgblog.files.wordpress.com/2010/06/transportes.jpg) disponível em 07/01/15

 


2. Definição

Como já dito, os transportes tratam do movimento de pessoas ou de produtos, contendo três ramos, sendo:

  1. Infraestrutura – Trata da construção em que o transporte é feito, ou seja, a malha de transportes. Exemplo disso é a malha ferroviária.
  2. Veículo – É o elemento em que as mercadorias ou as pessoas se transportam, ou seja, é o seu meio de transporte. Sendo assim, exemplos disso são carros, caminhões, bicicletas, aviões, navios, entre muitos outros. Os meios de transporte são divididos em: Terrestre, Aquático, Aéreo e Tubular.
  3. Operações – Já temos “onde” (infraestrutura e veículo), a única coisa que falta é “como”. As operações tratam disso, ou seja, trata da forma de como se utilizará esse serviço. Sendo assim, discorre sobre todas as leis, códigos, etc., para utilizar o espaço e o veículo de forma padronizada e segura.

 

3. Transporte em Logística

O transporte é considerado uma atividade primária da Logística, pois ele é responsável por grande parte dos custos logísticos. Um bom planejamento do transporte de um serviço pode significar uma grande economia de custos e de tempo, além de significar uma boa vantagem competitiva acerca do mercado em que a empresa está inserida.

 

Saiba mais:

Escola Virtual Portogente: Curso "Modais de Transporte";

Escola Virtual Portogente: Curso "Transporte Multimodal".

Escola Virtual Portogente: Curso "Planejamento Portuário e de Transportes".

 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s