Terça, 16 Abril 2024

1. Conceito

O termo produção refere-se ao processo de combinação dos fatores de produção para fazer algo sempre almejando um produto final que supra algum objetivo humano, em termos de bens ou serviços.

À medida que os processos econômicos e as atividades produtivas se tornaram mais complexos foram-se acrescentando outros, tais como a produção de bens imateriais que consistem em operações de produção, entre as quais estão: os seguros, o crédito, o armazenamento, a venda, o marketing, a distribuição, a comunicação e a prestação de serviços. Essas atividades estão ligadas à produção porque acrescentam valor econômico ao bem inicial. Essa produção pode ser:

Produção de Espécie: Quando a produção é expressa na relativa espécie, tais como o número de unidades, do peso, das áreas e/ou dos volumes de bens produzidos.

Produção em Valor: Quando a produção é expressa em valores monetários, ou por comparações através de trocas diretas.

 

2. Produção vs. Produtividade

A produção é um indicador de resultado, sendo assim, ele mostra o que uma organização produziu durante certo intervalo de tempo. Com esse tipo de dado em mãos, pode-se tentar maximizar os resultados (produção), tomando medidas para aumentar a produtividade.

A produtividade é a capacidade de produzir nesse intervalo de tempo, ou seja, quando se é dito “aumentar a produtividade”, traduz em: “produzir mais no mesmo período de tempo”. Ou seja, é a habilidade de se produzir mais utilizando cada vez menos tempo, minimizando custos de produção, recursos materiais e expandindo mercados. Essas duas palavras, mesmo que diferentes, interagem e são deveras importante para aumentar lucros, atuando concomitantemente em um negócio.

Saiba mais:

Escola Virtual Portogente: Curso “Planejamento e Controle da Produção".

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias