Sexta, 29 Março 2024

1. Conceito geral

A educação ambiental é o estudo do meio ambiente, seja sua relação com os interesses econômicos e sociais do mundo, suas maneiras de como ser sustentável e economizar recursos naturais (diariamente ou em meios de produção), ou de como o meio ambiente funciona de uma forma geral.

2. Origem

Desde o início da humanidade o ser humano usa do meio ambiente para sobreviver, utilizando seus recursos para conseguir praticar suas atividades fundamentais e diárias. Essa relação era harmoniosa mas, com o passar dos séculos, ele foi desenvolvendo-se de tal forma que a exploração aos recursos naturais ficou cada vez mais preocupante, principalmente no final do século XX.

Pelo grande desenvolvimento tecnológico e industrial que teve-se, foi necessário o estudo dos recursos naturais, seja para seu melhor aproveitamento de forma a economizar e adquirir maior rentabilidade, como também formas de como preservar esses recursos que, finalmente perceberam, não durariam para sempre.

Com isso, surgiram diversos estudos sobre o ambiente, sendo concomitante o desenvolvimento e tomada de consciência ambiental. Apesar da educação ambiental e da consciência ambiental serem termos bastante parecidos e que agem simultaneamente, eles possuem suas diferenças.

3. Educação Ambiental x Conscientização Ambiental

A educação ambiental vem do ambiente externo, enquanto que a conscientização ambiental é adquirida internamente. A conscientização ambiental é obtida através do próprio ser humano, seja ele influenciado por um conhecimento na área (educação ambiental) ou não.

Isso quer dizer que a educação ambiental pode ser aplicada em forma de normas (as punições no Direito Ambiental têm caráter pedagógico, pois visam mostrar que tal atitude tomada por certo indivíduo foi errônea e não deve ser mais cometida), como também através de palestras, cartilhas, livros e etc.

Sendo assim, elas são aplicadas em conjunto: através da educação ambiental aplicada pelo ambiente externo (leis ou conhecimento), o indivíduo cria internamente uma consciência da importância do meio ambiente e de todas as consequências que circundam uma má utilização deste.

Saiba mais

Conheça a Meio Ambiente Portogente, responsável por trazer as melhores notícias sobre o Meio Ambiente para você.

Meio Ambiente Portogente em: "Mais de 50% dos brasileiros preferem marcas ligadas à preservação ambiental"; Meio Ambiente Portogente em: "Desmatamento da Amazônia Legal aumentou 169%";
Meio Ambiente Portogente: "Brasil recebe elogios em estudo ambiental por reduzir desmatamento";
Colunistas Portogente, Frederico Bussinger em: "Licença ambiental: como se decide?"

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias