Quinta, 28 Março 2024

Os governos do Peru e da China assinaram um documento para iniciar negociações com o objetivo de otimizar o Acordo de Livre Comércio (TLC) entre as nações, em vigor desde 2010. As assinaturas foram colhidas durante o encontro da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, realizado no último sábado, 17 de novembro, em Papua Nova Guiné. O evento foi prestigiado por nomes importantes da política internacional, como o presidente chinês Xi Jinping e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence. A expectativa é de que o processo de otimização tenha início no primeiro semestre de 2019.

O documento foi assinado pelo ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Rogers Valencia, e pelo ministro do Comércio da China, Zhong Shan. "Temos certeza de que existe um potencial significativo para melhorar os fluxos de comércio e investimento bilaterais entre nossos países", observou Valencia.

acordo peru china
Crédito da foto: Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru

Ele ressaltou que entre os itens a serem atualizados estão a facilitação do comércio e os procedimentos relacionados com a origem das mercadorias, a fim de simplificar os trâmites aduaneiros e melhorar costumes de operação, bem como serviços e algumas questões relacionadas a propriedades intelectuais. "Estamos interessados ​​em explorar o comércio digital, facilitar a logística e aumentar a nossa conectividade com a China".

Desde a criação do Acordo de Livre Comércio, o valor das exportações peruanas para o país asiático registrou um crescimento médio anual de 9,6%. De acordo com informações do governo peruano, os itens "não-tradicionais" que registraram maior crescimento médio anual desde a colocação em prática do termo foram: mineração não-metálica (+ 31,3%), couros e peles (+ 24,8%) e agricultura (+ 23%). Já entre janeiro e setembro de 2018, as exportações totais peruanas cresceram 22% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As informações são da Agência Andina e do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

bruno merlin

Bruno Merlin


Bruno Merlin é redator e jornalista especializado nos temas logístico e portuário. Graduado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), há dez anos colabora com o Portogente, além de publicar reportagens em outros veículos como Folha de S. Paulo, SBT/VTV e Revista Textilia.

E-mail: brunomerlin@portogente.com.br