Sexta, 19 Abril 2024

O proprietário da carga é a razão dos portos existirem e é ao redor das necessidades desse player que o planejamento do setor deve ser feito. Esse foi o principal recado do presidente da Praticagem do Estado de São Paulo, Carlos Alberto de Souza Filho, em palestra realizada na sede de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na última quarta-feira, dia 10 de abril. A iniciativa reuniu estudantes e professores de Direito, advogados, agentes de carga e representantes de armadores, entre outros profissionais interessados. O evento foi realizado pela Comissão de Direito Marítimo da OAB Santos, atualmente presidida pelo advogado Marcelo Sammarco.

Souza Filho, presidente da Praticagem

Leia também
* Praticagem: expansão de portos, conceito de calado dinâmico e interação hidrodinâmica
* Praticagem contorna falta de profundidade no Porto de Santos

Em relação ao exercício profissional da Praticagem, Souza Filho ressaltou que a principal contribuição da prestação desse serviço à sociedade é a garantia da segurança das operações com embarcações em águas restritas. Ele defendeu a empresa que preside ressaltando a importância da independência econômica dos práticos em relação ao tomador de serviço. Não existir um vínculo empregatício, alegou, evita a realização de manobras perigosas e que podem colocar os habitantes da região em risco devido a interesses financeiros do proprietário do navio. "Além de garantir a segurança das manobras, os práticos são obrigados a reportar possíveis defeitos dos navios devido às normas da Autoridade Marítima (Marinha do Brasil)".

Souza Filho apresentou, ainda, o levantamento da Associação Internacional de Clubes de Proteção Mútua dos Armadores (International Group of P&I Clubs, em inglês) destacando o fato de o índice de acidentes com práticos a bordo de embarcações no Brasil é de apenas 0,002%, similar ao constatado nos Estados Unidos, mesmo com as gritantes diferenças de infraestrutura entre as duas nações.

palestra realizada na sede de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil

Atuando há 13 anos na Praticagem do Estado de São Paulo, Souza Filho listou outras ações que considera essenciais para aumentar a segurança das operações no Porto do Santos: reforçar a estrutura do cais e dos cabeços - incluindo a adoção de cabeços duplos - e priorizar a qualidade das defensas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

bruno merlin

Bruno Merlin


Bruno Merlin é redator e jornalista especializado nos temas logístico e portuário. Graduado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), há dez anos colabora com o Portogente, além de publicar reportagens em outros veículos como Folha de S. Paulo, SBT/VTV e Revista Textilia.

E-mail: brunomerlin@portogente.com.br