Sexta, 29 Março 2024

Já imaginou um navio de 255 metros de comprimento submergir e retornar à superfície com outra embarcação menor em sua plataforma? Parece cena de filme, mas aconteceu no litoral paulista. A inédita manobra foi realizada na última semana semana no canal entre São Sebastião e Ilhabela, coordenada pela Praticagem do Estado de São Paulo.

manobra praticagem cosco
Imagem da operação enviada pela assessoria de imprensa da Praticagem SP

Leia também
* Praticagem do Brasil faz campanha por segurança nas escadas de acesso a embarcações
* Dono da carga é razão dos portos existirem e deve ser prioridade, diz presidente da Praticagem de SP

O navio submersível doca Xin Guang Hua, de bandeira de Hong Kong, chegou ao litoral paulista no dia 19 e foi posicionado com precisão em local específico, no qual foi submergido parcialmente até a profundidade de 27 metros. A operação foi necessária para receber em seu convés-plataforma o navio Chipol Taihu, de 188 metros de comprimento. Este navio estava com os sistemas de propulsão e de geração de energia avariados, tendo sido rebocado a partir do Porto do Rio Grande, no extremo Sul do Brasil.

As duas embarcações são da mesma operadora, a Cosco China, que resolveu montar esse esquema delicado para garantir que o navio e sua valiosa carga, de cerca de 40 mil toneladas de toras de madeira para a indústria de celulose, fossem levados com segurança para o território chinês. A Marinha do Brasil e a Autoridade Portuária de Santos acompanharam toda a operação, mas previamente já tinha sido constatado que a manobra não implicaria em qualquer risco ambiental.

Realizada pela Praticagem do Estado de São Paulo, a operação contou com a assessoria de dois práticos: Hermes Bastos e Flavio Peixoto. O prático Hermes explicou detalhes sobre a operação. "A Praticagem de São Sebastião foi consultada sobre a possibilidade de acompanhar essa manobra de imersão do navio doca e de docagem do navio avariado. Além de nós, a companhia chinesa também fez contatos com a praticagem do Rio de Janeiro, para realizar a operação na Ilha Grande, e praticagem da Bahia, para realizar na baia de Todos os Santos, em Salvador. Nós tínhamos uma data limite, até o início de dezembro, devido à chegada dos navios de cruzeiro que ocupariam a área escolhida para a operação. Mas ficou decidido que a operação seria realizada em torno de 15 a 20 de novembro. Assim que o serviço foi contratado, fizemos o levantamento batimétrico, com nossa equipe de batimetria, utilizando sonda multifeixe, que forneceu dados bastante detalhados das profundidades locais. Encontramos uma área bem grande, de 34 metros de profundidade, ideal para o que necessitavam, e as condições meteorológicas (vento, corrente, ondulação e visibilidade) esperadas também seriam favoráveis para a execução do trabalho".

xinguanghua praticagem drone
Imagem aérea feita por drone - Foto: Praticagem de SP

Conteúdo relacionado
* Praticagem: expansão de portos, conceito de calado dinâmico e interação hidrodinâmica

Hermes conta que os superintendentes das operações de docagem da Cosco vieram especialmente da China para acompanhar a operação no navio. Também veio o representante da empresa Zvitzer de rebocadores, que executou toda a faina de reboque desde Rio Grande até a fase final da manobra. Foram realizadas na sede da Praticagem do Estado de São Paulo três reuniões preparatórias com todas as equipes envolvidas para acertar todos os detalhes relativos à delicada operação.

O navio doca entrou na Barra Norte e foi fundeado pelos práticos com precisão na posição determinada no dia 19 pela manhã. Na última quarta-feira, às 4 da manhã, foi iniciada a operação para submergir parcialmente o Xin Guang Hua, cujo término aconteceu em torno das 8 horas. Após submergir, a embarcação foi levada até 27 metros (para dar uma ideia, o equivalente a um prédio de oito andares) para atingir a profundidade desejada e com água suficiente para receber a embarcação avariada. Na sequência, o navio foi mantido alinhado contra a corrente e o vento, pelo prático Hermes, usando os rebocadores. Enquanto isso, às 6 da manhã, o prático Flávio embarcava no navio avariado, o Chipol Taihu, sem propulsão e sem energia, puxado por três rebocadores, para o ponto de encontro com o navio semissubmerso.

Após duas horas de reboque no canal de São Sebastiao, o prático Flávio entregou o navio Chipol Taihu na posição desejada. A partir desse ponto, o navio foi cuidadosamente puxado para dentro da plataforma-doca do navio Xing Guang, auxiliado por rebocadores e cabos especiais. "Foram três horas e meia só para deslocar o navio avariado por cerca de 200 metros, tudo muito lentamente para evitar um acidente. A outra etapa seria trazer o navio doca novamente para a profundidade normal, de navegação, após receber a carga. Para isso, eles bombeiam para fora a água dos tanques de lastro, até chegar ao nível de flutuabilidade necessária, com cerca de 11 metros de calado. Depois disso, nos dias subsequentes, serão feitas as soldas das estruturas no convés de carga, formando um picadeiro para apoiar o navio avariado com segurança, para garantir estabilidade e sustentar a embarcação até a viagem à China", complementou Hermes.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

bruno merlin

Bruno Merlin


Bruno Merlin é redator e jornalista especializado nos temas logístico e portuário. Graduado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), há dez anos colabora com o Portogente, além de publicar reportagens em outros veículos como Folha de S. Paulo, SBT/VTV e Revista Textilia.

E-mail: brunomerlin@portogente.com.br