Propósito:
Debater o papel dos portos nas suas regiões é o objetivo do WebSummit Regionalização dos Portos.
Tal debate há que evoluir na percepção das principais funções dos portos e no entendimento das ações necessárias ao sucesso do negócio portuário.
Nos últimos anos, tem crescido o conhecimento de que a eficiência da atividade portuária depende de estabelecer o tratamento de cada setor da sua logística de maneira particular, vinculando-o às singularidades e necessidades de cada produto/sistema. É conhecimento básico que não se pode dar tratamento igualitário, por exemplo, à movimentação de cargas tão diferentes quanto o sal e contêineres de frutas.
Semelhantemente nas respectivas logísticas destaca-se a sua matriz de transporte hidro-rodo-aero-ferroviária. Entretanto, é imprescindível alinhar a atuação de cada segmento numa só direção.
Ou seja, há que se promover a convergência dos objetivos, incluindo o papel do porto no desenvolvimento regional.

Regionalização dos portos: apenas um conceito

Em termos de resultados, significa buscar produtividade e sustentabilidade para o País poder fazer frente aos permanentes desafios de pressão competitiva e oportunidades de mercados migrantes pelo mundo.
A exemplo dos melhores e da grande maioria dos portos do mundo, a forma de promover a correção das distorções e deficiências nos portos do País é
regionalizar os portos nacionais.
Em poucas palavras, significa promover inovação administrativa. Trazer a solução para perto do problema.
Regionalizar é transferir o poder de decisão dos portos, de Brasília para a região do porto.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s