Sexta, 29 Março 2024

A maioria dos brasileiros ainda viaja de carro e de avião, mas se o Governo Federal e os empresários souberem aproveitar o potencial que as águas do mar e dos rios proporcionam, poderão lucrar milhões no mercado náutico. A observação é do diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, que falou com Portogente sobre o tema.

 

“O Grupo de Trabalho de Turismo Náutico (GT Náutico), do qual faço parte, já coordenou pelo menos 15 reuniões no Brasil e percebemos que há muito potencial a ser explorado agora e no futuro. Você pega o exemplo de Paranaguá, no Paraná, onde estivemos no começo do mês. Lá, além do litoral, há uma área bem grande que é preservada. Ideal para ecoturismo e turismo de aventura. E podemos fazer ligações entre São Paulo e Paraná pela água. O potencial é imenso.”

 

De fato, as autoridades federais e paranaenses alinhavaram a elaboração de um projeto que consiste na construção de um terminal para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros marítimos em Paranaguá. A estimativa do Governo do Paraná é que a obra exija dos cofres públicos não mais que R$ 150 milhões. E Ricardo Moesch apoiou a iniciativa.

 

“Pode ser um divisor de águas no desenvolvimento do turismo regional. Um terminal no Paraná desafogaria o Porto de Santos [São Paulo], criaria uma alternativa para o embarque e desembarque de passageiros e permitiria captar turistas do Paraná, Santa Catarina e até do Paraguai. Tem a proposta de unir um hotel, um centro de convenções e um terminal num mesmo lugar. Algo arrojado.”

 

De acordo com o diretor do Ministério do Turismo, a Administração dos Portos de Paranguá e Antonina (Appa) garantiu haver no porto áreas disponíveis para a construção do terminal de passageiros. E há a possibilidade de que cruzeiros façam escalas experimentais em Paranaguá na temporada 2011/2012, que começa em outubro.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome