Quinta, 28 Março 2024

Nossa coluna conversou com Sérgio Aquino, presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), sobre o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos. Confira:

Como avalia o andamento do processo de privatização da Codesp? Qual o modelo de gestão mais indicado a ser adotado?
Sérgio Aquino - A privatização da administração de um porto não é recomendada como a melhor prática mundial. O único país que fez isso foi a Austrália e há questionamentos. O Banco Mundial recomenda o modelo land lord e não a administração privada. Temos sérios problemas no Brasil e precisamos resolver as causas, e não as consequências. Em uma administração portuária pública, como no caso da Codesp, bastou uma medida de administração e os resultados já apareceram com resultados bastante positivos. O modelo de gestão indicado é o land lord.

sergio aquino 3

Qual a perspectiva de expansão do Porto com a privatização?
A expansão do Porto não está relacionada com quem a administra, mas com a disponibilização de áreas e previsão de futuro. Há expectativas positivas, mas elas precisam ser materializadas no novo PDZ do Porto. É o PDZ que vai prever o crescimento dele, não a privatização do setor.

Com a abertura de capital da Codesp é possível que ocorra melhoria da infraestrutura do Porto em logística e transporte e maior facilidade em investimentos nesse âmbito?
Com a abertura do capital da Codesp podem haver investimentos, mas não há modelo definido sobre a administração ainda. O Banco Mundial se opõe à abertura na administração para empresas investidoras, que buscam unicamente lucro no Porto. A administração deve buscar resultado financeiro, desenvolvimento regional e crescimento do país em termos de competitividade.

Não está definido o modelo de gestão do Porto de Santos, o próprio governo diz. O ideal é mexer na legislação que afeta a burocracia, que impede a agilidade e flexibilidade da administração portuária, que dificulta as questões na Codesp, no perfil da administração, buscando autonomia administrativa e financeira.

 

Marcia editada
* Jornalista, fotógrafa, pesquisadora, docente, pós-doutora em Comunicação e Cultura e diretora da Cais das Letras Comunicação. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome