Segunda, 06 Mai 2024

Esta Gazeta é atualizada às terças e sextas-feiras

O economista e especialista em comércio exterior Vitor Galesso avalia que a gestão ambiental ineficaz está emperrando o desenvolvimento do transporte hidroviário nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil.

Pedra no sapato

No Norte do País é uma realidade, diz ele. Já no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, as hidrovias enfrentam barreiras enormes. Uma delas é a gestão ambiental. No Mato Grosso, os defensores do meio ambiente fazem exigências economicamente inviáveis.

Dois pesos, duas medidas

Os projetos, avalia Galesso, são paralisados e a depredação ocorre pela ausência daqueles que poderiam organizar o setor. São exigidos o que ele considera exageros absolutos. Dessa forma, as empresas desistem e os depredadores tomam conta.

Foi um rio que...

Por outro lado, o Ministério dos Transportes publicou, em outubro último, o estudo “Diretrizes da Política Nacional de Transporte Hidroviário”, com os seguintes pontos: priorização de trechos de interesse para o País; garantia de acessos hidroviários aos portos do Norte; capacitação de mão de obra; desoneração de combustíveis e lubrificantes; e política de fomento à renovação da indústria naval.

Otimização

Outra ação prevista é a construção de 62 eclusas para que os rios utilizados para a geração de energia elétrica possam, também, ser corredores hidroviários. O investimento previsto para tal medida é de R$ 28,6 bilhões.

À espera...

O estudo que tenta estimular a navegação de interior ainda deverá ser aprovado pelo Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit) até o final deste ano. As medidas propostas pretendem elevar a participação do modal hidroviário em 29% em 2025.

Esculhambação

É como se refere um líder sindical do Porto de Santos ao trabalho do Ogmo local. Ele promete colocar a boca no trombone.

Sem fronteiras

O presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Mauro Salgado, participou da festa de comemoração dos 15 anos de operação da sua ex-empresa, o Grupo Libra, no Porto de Santos, na última semana. Hoje ele trabalha para concorrente da Libra, mas mantém bom relacionamento com seus sucessores.

Tempero
 
O Grupo Libra, por meio da Libra Participações, amplia cada vez mais o leque de negócios. Recentemente optou por investir na produção de não-tecidos e até de azeites de alta qualidade.

Sabedoria

O Grupo Libra também já foi a maior companhia de cabotagem do Brasil, mas hoje só mantém participação na Companhia de Navegação da Amazônia. Zuleika Borges Torrealba, filha do fundador do Grupo, diz esperar um resgate da cabotagem no Brasil em curto prazo. "Nem precisa ser conosco, pode ser com outro grupo. Não faz sentido tanto caminhão em um País com tamanha costa marítima".

Outro lado da moeda

Muitos investimentos comerciais e agroindustriais se devem ao baixo preço atual da tecnologia importada. Se não fosse o baixo valor do dólar perante o real, não teríamos algumas das empresas que se instalaram em Mato Grosso. O câmbio valorizado atrapalha mais do que ajuda, mas é o mercado quem deve cuidar disso. A observação é do economista Vitor Galesso.

On Twitter

Até lamúrias empresariais já fazem parte do dia a dia do Twitter. @gomesluizotavio se queixa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) que até agora não deu a licença prévia para a construção do Estaleiro Eisa, em Alagoas.

Alfinetada

Ele lança a dúvida e a pergunta: por que o estaleiro da Bahia já conseguiu a licença prévia; e o de Alagoas enfrenta tantas dificuldades? E pede: com a palavra, o Ibama.

Pingos nos is

O especialista portuário Luiz Fernando Barbosa diz que é necessário fazer a distinção entre gestão portuária e administração portuária. A primeira, no seu entendimento, deve ser sempre pública, do Estado. Já a segunda deve estar sob a jurisdição de um gestor portuário e de um Conselho de Autoridade Portuária (CAP).

Livre concorrência

Ele explica que existem temas como o zelo pelas normas da concorrência, de proteção ao meio ambiente, o estímulo à competitividade, tarifação e, principalmente, o exercício do poder de polícia que somente o setor público pode exercer, ante o claro conflito de interesse, caso essas prerrogativas fossem realizadas por um ente privado.

Os companheiros

Talvez nos capítulos finais da “novela” sobre a instalação ou não do estaleiro de Eike Batista num lugar com reservas ambientais federais, a CUT de Santa Catarina resolveu debater o assunto no próximo dia 16.

Conspiração

O pré-sal pode acelerar o desenvolvimento do Brasil, e não interessa aos Estados Unidos que o seu principal fornecedor de matéria prima se desenvolva. O alerta é do presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Fernando Siqueira.

Não deu

O governador Orlando Pessuti, do Paraná, sofreu uma derrota “financeira” nos últimos dias. Liminar da 3ª Vara Federal de Curitiba liberou o Porto de Paranaguá de repassar aos cofres estaduais valores apurados como superávit financeiro de 2009.

Café amargo

O diretor geral do Conselho de Exportadores de Café (Cecafé), Guilherme Braga, diz que o câmbio nacional vem provocando calafrios no setor.

Dupla brasileira

Lula levará a sua sucessora Dilma Rousseff para a reunião do G-20, grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais, que ocorrerá em Seul, na próxima semana. A guerra cambial será um dos principais pontos de discussão do encontro.

Uni-vos!

O sociólogo Emir Sader reclama que os avanços tecnológicos só aumentam incessantemente a produtividade do trabalho, ao invés de reduzirem a jornada de trabalho.

PortoGente, um grande canal de comunicação universal

Média trimestral registrada na última segunda-feira, dia 08/11/10

Os números indicam a posição de cada site no ranking 
mundial estabelecido pelo levantamento do site Alexa.

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