Sexta, 29 Março 2024

Wagner Pg* Business Development Manager da dataRain

O cloud computing (computação em nuvem) pode contribuir com os processos logísticos portuários. Diversas aplicações baseadas em nuvem, como a Internet das coisas (IoT), Big Data e, mais recentemente, a Inteligência Artificial (AI), somada a Machine Learning, podem ajudar empresas a reduzir custos e aumentar a eficiência.

Com a nuvem englobando esta série de recursos, há otimização do uso da infraestrutura portuária e, consequentemente, melhoria da gestão, auxiliando na redução de filas e congestionamentos de caminhões em momentos de picos de cargas, por exemplo.

As soluções servem para capturar, armazenar e compartilhar relatórios de informações valiosas para o ajuste fino das operações e criar oportunidades futuras para a tomada de decisão mais assertiva, por meio da análise dos dados coletados.

Essas soluções para a reprogramação de navios ou cargas, em caso de congestionamentos num porto ou de um desastre natural, estão sendo debatidas no mundo inteiro e são possíveis com a nuvem.

Isto porque os portos recebem informações sobre destinos e origem das cargas de cada terminal. Organizados e compartilhados, esses dados podem oferecer insumos para melhores decisões e, com o tempo, são sincronizados e já podem detectar padrões, otimizando chegadas e partidas, por meio do Machine Learning.

Além de facilitar a mobilidade de contêineres, essas tecnologias podem realizar o monitoramento e controle de tempo e de acessos, além de acionar equipamentos e máquinas, como guindastes, ou mesmo providenciar a manutenção preventiva destes aparatos. Com isso, evitamos quebras na cadeia de abastecimento, falhas em equipamentos e outras questões preventivas, trazendo efetividade aos processos logísticos.

Por intermédio da dataRain, empresa 100% orientada à computação, membro premiado da Amazon Web Series (AWS), vamos trazer essa tendência mundial para o Porto de Santos, o maior da América Latina, e demais portos brasileiros. São soluções simples, porém de magnitude grandiosa, que contribuem com a evolução da logística portuária e com toda a cadeia de comércio exterior.

Sobre a dataRain
A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real. Presta serviços nas áreas de Saúde, Educação, Terceiro Setor, Governo, Utilities, Agronegócio e Setor Privado. Soma mais de 50 certificações entre os membros da equipe, com expertise de mais de 12 anos no mercado. Com confiabilidade, inovação, comprometimento, agilidade e maleabilidade, visa apoiar o crescimento dos clientes e proporcionar tranquilidade em relação à TI, armazenamento e segurança de dados.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome