O crescimento de 82% do escoamento da safra agrícola brasileira pelas instalações portuárias do Arco Norte é o dado que chama mais atenção no Anuário Estatístico 2018 produzido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A publicação constatou o aumento da participação dos portos das regiões Norte e Nordeste de 33%, em 2016, para 41%, em 2017, no total das exportações aquaviárias de granéis sólidos.

transporte navio

As principais inovações do Anuário 2018 foram: detalhar todas as origens e os destinos das mercadorias por modal de transporte; a movimentação portuária e aeroportuária por estado da federação; análises técnicas de corredores de transporte de alguns produtos como arroz, veículos, bauxita, derivados de petróleo, soja e milho, minério de ferro, adubos e fertilizantes e trigo.

Outro dado que chamou atenção foi o crescimento da demanda em território brasileiro por produtos e serviços, com uma tímida retomada do comércio nacional (+1,8%) em 2017. Este foi o melhor desempenho para o comércio interno nos últimos quatro anos, aumentando a demanda por transporte de carga, em especial, o rodoviário e o aéreo.

granelsolido agricola

O documento, conforme destaca o Ministério, divulga dados tratados de "forma sistêmica, tornando-o uma referência para o setor, agregando informações sobre todos os modos de transporte de carga, bem como, do transporte interestadual e internacional de passageiros".

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s