Segunda, 29 Abril 2024

O dia 3 de julho amanheceu mais triste para uma família da cidade de Exeter, na Inglaterra. É que, nesta data, um gato muito especial morreu: Rubble, o felino mais velho do mundo. O pet da raça Maine Coon foi adotado quando sua tutora, Michele Heritage, tinha 20 anos, em maio de 1988. Como ela se mudava muito de cidade e se sentia muito sozinha, levou o filhote, que havia nascido na casa de uma amiga de sua irmã, para a sua residência, e ele deu muitas alegrias a sua família. 

Apesar de não ser considerado o felino mais velho do mundo — esse recorde é de um gatinho chamado Creme Puff, que viveu 38 anos —, se a idade de Rubble fosse comparada com a de humanos, equivaleria a 150 anos. Assim como acontece com a gente, com o processo de envelhecimento, o pet ganhou algumas doenças crônicas. Uma delas foi a hipertensão, que fez com que ele precisasse usar medicação diária para não passar mal.

Mimos e privilégios

As causas da morte de Rubble não foram divulgadas, mas Michele disse ao jornal britânico The Mirror que acreditava que o pet tinha chegado a tantos anos por receber a mesma dedicação e cuidado que ela teria com uma criança. Como ela nunca teve filhos, tratou o bichano e a outra gatinha que adotou, Meg, que faleceu com 25 anos, com todas as regalias que eles mereciam. 

Entretanto, Rubble começou a dar pistas de que não estava muito bem já no Natal. Sua tutora lembra que, em dezembro, ele parou de comer e só bebia água. A idade estava pesando para o bichinho que emagreceu muito e, um dia, saiu para a rua e não retornou mais.

A morte do pet foi atribuída a causas naturais, sendo muito sentida por seus tutores, além de também ter sido reportada em diversos veículos de comunicação ao redor do mundo. Rubble ganhou notoriedade e fama tanto em vida, quanto no período póstumo.

Personalidade forte

Apesar da fama, o pet não chegou a ser incluído no Guinness Book, o famoso livro dos recordes, e sua tutora preferiu assim. Nos últimos anos, ela disse que ele se tornou muito mais mal-humorado e rabugento que o habitual. Michele conta que ele ficaria incomodado se tivesse que receber a visita de pessoas estranhas para a checagem e a aferição demandada pela equipe do exemplar.

Além disso, Rubble era um animal de hábitos: ele tinha uma comida predileta e seu cantinho preferido para dormir e descansar. Qualquer coisa que afetasse essa rotina era encarada com irritação pelo pet, como relatou a tutora ao jornal britânico Daily Mail na época de sua morte.

Raça Maine Coon

Os gatos da mesma raça de Rubble costumam viver, em média, 12 anos e meio. Originária dos Estados Unidos, a espécie é conhecida por ter pets dóceis, companheiros e que se dão muito bem com outros animais de estimação, caso o tutor os tenha. 

Eles demandam companhia o tempo todo, e o miado lembra o barulho feito por um grilo. Outra característica da raça é a longa pelagem macia e o tamanho do animal, que atinge cerca de 41 cm de altura — embora haja relatos de gatos que tenham alcançado 1 m!

São gatos saudáveis e resistentes, que se adaptam bem a qualquer clima. Foram desenvolvidos para o trabalho de caçar ratos! Apesar de a maioria viver muito bem por muitos anos, uma característica da raça é que alguns gatos podem sofrer de cardiopatia congênita e progressiva, além de atrofia muscular.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome