Segunda, 29 Abril 2024

A acupuntura é uma técnica milenar que faz parte da cultura chinesa e chegou ao Brasil por volta de 1950. Essa terapia oriental serve como um auxílio em tratamentos de problemas emocionais e doenças como sinusite, artrite e até enxaqueca.

No entanto, há menos de seis anos, a acupuntura foi reconhecida como uma alternativa para a saúde dos animais. Apenas em 2014, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aceitou a técnica no tratamento dos pets, como cães e gatos.

Esse recurso tem sido muito usado por donos de animais que buscam tratamentos alternativos para amenizar algumas doenças e oferecer mais qualidade de vida para o bichinho.

Funcionamento da técnica

Apesar do histórico recente em terras brasileiras, a acupuntura é uma técnica que já existe há cerca de cinco mil anos. Seu principal objetivo é ajudar na restauração do equilíbrio vital e, consequentemente, na manutenção da saúde.

Para isso, é feito o estímulo de determinados pontos do corpo por meio da inserção de pequenas agulhas. A ideia é que tais ações conseguem promover reações tanto nos tecidos próximos, quanto em órgão mais distantes.

Restabelecido o equilíbrio, há uma melhora no processo de circulação de energias e, em consequência disso, a liberação de efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. O resultado é uma sensação de saúde e renovação interior.

Vale lembrar que o processo de acupuntura deve ser feito por profissionais capacitados, sendo um método alternativo, jamais podendo substituir um tratamento já indicado pelo médico.

Acupuntura veterinária

Assim como nos humanos, a técnica de acupuntura em cães é pouco invasiva e tem grandes chances de ajudar na recuperação de animais que estão passando por algum problema de saúde — principalmente quando isso for feito em conjunto com outros tratamentos homeopáticos e alopáticos.

Da mesma forma, as agulhadas não causam dor nos bichinhos, nem têm efeitos colaterais. Pode haver um pequeno susto ou desconforto inicial, que logo passa e dá lugar a um relaxamento mais profundo. As sessões costumam durar entre 20 e 30 minutos, e a quantidade vai depender da indicação do veterinário.

Além da inserção das tradicionais agulhas, na acupuntura veterinária, são utilizadas massagens e técnicas, como aplicação de calor, eletroestimulação, uso de raio laser e injeção de substâncias, quando for indicado.

Logo, quem deseja melhorar a qualidade de vida do seu pet, principalmente se ele sofre de algum problema pré-existente, a acupuntura veterinária é a melhor indicação.

Benefícios nos animais

Tendo em vista os benefícios que a acupuntura trouxe para a saúde humana, ela também passou a ser uma ótima opção para os animais domésticos. Isso porque, além de terem uma longevidade relativamente limitada, os bichinhos sofrem, muitas vezes, com os mesmo problemas que os seres humanos.

O mais interessante é que não há contraindicação nem efeito colateral para esse tratamento em cães. A acupuntura pode ser feita em animais de todos os portes, raças, idades e sexo.

A indicação maior, todavia, é para o tratamento de doenças relacionadas à degeneração óssea, muscular e do sistema nervoso, além, é claro, do alívio de dores. Animais com problemas motores e de visão, por exemplo, podem ganhar mais qualidade de vida, mesmo quando já estão velhinhos.

Além disso, a técnica é uma excelente alternativa no tratamento de câncer, doenças neurológicas, como paralisia e convulsões, ajudando no processo de relaxamento do bichinho.

Entre os benefícios da acupuntura veterinária estão: melhora no sistema locomotor no trato gastrointestinal, auxílio no combate às doenças respiratórias, tratamento de lesões na coluna, favorecimento do sistema reprodutivo do animal e ajuda no combate a certos distúrbios e viroses.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome