Segunda, 29 Abril 2024

Boa parte dos jovens começa a ter uma vida financeira após o Ensino Médio, quando entram no mercado de trabalho. Isso pode acontecer por meio de estágios ou vagas efetivas. Entretanto, poucas pessoas recebem uma educação financeira, e esse momento pode acabar sendo complicado. 

Quanto poupar? Onde guardar? Como não se envidar? — essas são algumas dúvidas comuns. Para alcançar uma estabilidade financeira, é importante criar um planejamento e entender as próprias finanças desde o início.

Separamos algumas dicas para os jovens que querem, desde já, fazer um planejamento financeiro. Dessa forma, é possível ter maior previsibilidade em relação ao futuro e alcançar novos patamares.

Analise a situação atual

A primeira ação que deve ser feita é uma análise minuciosa da situação financeira atual. Existem dívidas pendentes? Quais são os gastos mensais fixos? Quanto é utilizado em atividades extras e itens supérfluos?

Colocando essas informações na ponta do lápis, fica mais fácil entender como o dinheiro que entra, posteriormente, sai. Uma boa maneira de fazer isso é anotando todos os gastos durante um mês: da passagem de ônibus até a cerveja do happy hour. Assim, fica fácil visualizar as movimentações ao longo do período.

Crie uma meta

É mais fácil economizar dinheiro quando há uma meta definida e algo a ser alcançado. Isso é muito pessoal: o montante pode ser usado para adquirir um carro, um apartamento, depois de se formar na faculdade, ou fazer uma viagem internacional.

Além disso, é possível guardar dinheiro pensando na estabilidade financeira no futuro. O plano de previdência privada é um exemplo disso. O importante é definir um objetivo, para se manter focado todos os meses.

Não gaste mais do que ganha

Pode parecer óbvio, mas, com os altos limites dos cartões e as diversas tentações consumistas, é muito fácil se endividar durante o mês. Por isso, saber o quanto se ganha e ficar vigilante para não ultrapassar esse montante é essencial para ter uma vida financeira saudável e não entrar no mundo das dívidas.

Aposte em você

Para receber salários melhores e conquistar cargos mais altos, é importante ter experiência na carreira. Por isso, um dos melhores investimentos que podem ser feitos, pensando no futuro, é em si mesmo.

Isso significa fazer graduação, curso de línguas, pós-graduação e especialização. Dessa forma, será possível competir por posições melhores no mercado de trabalho. Com um salário mais alto, o nível de vida também sobe e é possível realizar mais metas e sonhos.

Use a internet a seu favor 

A internet concentra uma quantidade imensurável de informações, e isso deve ser usado a seu favor. Existem cursos gratuitos sobre educação financeira que explicam o básico sobre investimentos. Outra possibilidade são os sites ou os canais no YouTube. Quanto mais você ler sobre o assunto e se familiarizar com os termos, mais fácil fica de saber poupar e investir.

Faça uma reserva de emergência

Uma das primeiras atitudes que devem ser tomadas para cuidar da vida financeira é fazer uma reserva de emergência. Isso significa guardar uma quantia que seja suficiente para cobrir os seus custos durante alguns meses caso perca o emprego, por exemplo.

Em geral, indica-se que a reserva de emergência tenha um valor que seja capaz de cobrir os gastos por seis meses. Portanto, se o seu custo de vida mensal é de 2 mil reais, o montante precisa ser de 12 mil reais. Assim, em casos de emergência, você não fica desamparado e nem entra em dívidas.

Invista o dinheiro

É importante guardar o dinheiro de maneira eficiente. A poupança é muito conhecida, mas não possui altos rendimentos. Por isso, procure opções de renda fixa, por exemplo, com lucro satisfatório e que permita o acesso à quantia em casos de emergências. 

Assim, além de guardar, você estará gerando mais dinheiro. Descobrir o seu perfil de investidor é importante para entrar nesse universo e conseguir multiplicar sua renda. Também é importante ter uma carteira de investimentos variada, pois deve-se evitar colocar toda a renda em uma única modalidade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome