Segunda, 29 Abril 2024

O Google News é um serviço oferecido pela Google, que filtra e personaliza as informações de acordo com as buscas do usuário. Mas será que vale a pena criar um site e cadastrar no Google News?

Ao fazer uma busca na internet a pessoa se depara uma avalanche de informações, nesse momento é que o Google News é utilizado. Por meios de algoritmos o serviço seleciona os assuntos mais relevantes e de maior interesse para o usuário.

Como o Google News funciona

Ele utiliza a inteligência artificial para fazer essas filtragens, analisando em tempo real as notícias e organizando as informações criando uma narrativa qualificada para seu leitor. Quanto mais o usuário usa o News, mais personalizado ele fica com os conteúdos de interesse do leitor.

A plataforma do Google News é dividida em quatro seções.

  • Para você – Nesta seção estão as notícias com bases nos interesses do usuário. Essa parte é totalmente personalizada de acordo com as buscas recentes do leitor.
  • Manchetes – É onde fica as notícias mais relevantes, divididas em categorias. Nele fica os assuntos relacionados ao Brasil, mundo, esportes, entretenimento, ciências e toda manchete que tenha algum destaque.
  • Seguindo (disponível na versão mobile) – A aba seguindo é onde o usuário pode aperfeiçoar seu feed de notícias. É nessa seção onde leitor vai escolher quais assuntos são do seu interesse, escolhe quais fontes de notícias seguir, os locais que deseja acompanhar as notícias e um lugar reservado para salvar notícias para ler mais tarde.
  • Banca (disponível na versão mobile) – Neste local é onde o leitor pode fazer suas assinaturas, tanto de conteúdo pago como gratuitas. Estes conteúdos também estão divididos em categoria para facilitar a busca pelo usuário.

O Google News está disponível na web e na versão mobile pelo app Store e Google Play. A experiência do usuário com o News mobile é mais completa e personalizada do que a versão web.

Como o Google News pode ajudar um site?

Notoriedade é tudo para quem precisa de visibilidade. E é isso que acontece quando um site é selecionado pelo Google News.

Seu algoritmo sempre busca por notícias verídicas, completas, de qualidade e que ofereça informações únicas e atualizadas. E seu usuário sabe disso, por isso quando o News seleciona uma notícia de algum site, o leitor consome com tranquilidade e aumenta a confiabilidade do site.

Então quando um site é selecionado pelo Google News ele acaba ganhando muito tráfego, notoriedade e credibilidade.

Como faço para que meu site apareça no Google News?

Primeiro seu site precisa ser jornalístico, com produções de qualidades e com regularidade. É também preciso seguir as políticas de conteúdo do Google News. Outro ponto importante é o uso de um sitemap XML para sua página de notícias com uma estrutura de URLs estáticas e legíveis.

O Google News procura o melhor conteúdo para seu leitor. Seu algoritmo vai em buscas de notícias com conteúdo relevantes. Por isso seus algoritmos consideram alguns fatores na hora de selecionar. O próprio Google classifica esses fatores pela central de ajuda, que são:

  • Relevância do conteúdo
  • Proeminência
  • Legitimidade
  • Atualização
  • Local
  • Idioma

A classificação na guia “Para você” também é determinada por estes fatores:

  • Interesses
  • Usabilidade

Procurar sempre agregar valor aos seus textos, com uma cobertura completa e verídica. Use títulos objetivos, que sejam diretos e ligado ao tópico da notícia. E lembre-se que o Google News não é um local para fazer marketing, o Google não usa conteúdos que tenha o intuito de promover alguma marca. Sua prioridade é a informação com qualidade.

Antes era preciso fazer o cadastro do site na plataforma do Google News, mas agora os próprios algoritmos fazem essa seleção automaticamente.

Políticas de conteúdo do Google News

Para aumentar as chances de seu site ser selecionado pelo News, é preciso seguir com exatidão as políticas de conteúdo. Essas normas é uma forma do Google garantir a distribuição de notícias de qualidade para seus usuários. Quando o site não segue essas políticas seu conteúdo é removido e pode até ser desqualificado na plataforma. Abaixo algumas dessas políticas:

  • Anúncios e conteúdo patrocinado: O Google News procura por informação, então é necessário que no site haja mais conteúdos que matérias promocionais e publicitárias. Os conteúdos patrocinados não podem ser ocultados nem disfarçados. E o patrocínio sempre tem que ser divulgado aos leitores.
  • Conteúdo protegido por direitos autorais: Não é permitido nenhum conteúdo que infrinja os direitos autorais.
  • Mídia manipulada: Não é permitido o uso de áudio, imagem ou vídeo que tenha sofrido algum tipo de manipulação, usado para manipular, iludir ou representar uma ação que não ocorreu de maneira comprovável. Fique atento ao criar Intro ou vídeos no geral.
  • Transparência: Os conteúdos precisam exibir com clareza datas, autoria, dados para contato e mais informações sobre os autores, canal e editora. Essa é uma forma de trazer mais confiança para o usuário.
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome