Sexta, 29 Março 2024

As tragédias de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, envolvem a mesma Vale, que confinou em uma cava de 25 metros de profundidade e 400 metros de diâmetro, submersa no fundo do canal do Porto de Santos (SP), resíduos contaminados do Polo Industrial de Cubatão e Piaçaguera. Trata-se de material decantado e retirado pela dragagem de aprofundamento para atracar navios no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) da VLI, braço da Vale Logística Integrada. Esse material deveria ter sido tratado, em vez de enterrado como está.

Cava Vale

>> Assista vídeo sobre a cava subaquática

A alegação da Vale de que essa cava submersa é utilizada em países do Hemisfério Norte, seria insuficiente para descartar uma solução adequada, de boas técnicas e que preserve o Planeta para as futuras gerações. Como infelizmente se verificou, na trágica experiência de Mariana, a tragédia se repetiu aumentada em Brumadinho. Com a cava, há risco de contaminação por metais pesados e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são cancerígenos. Tudo indica, neste caso, que “o destino de toda a verdade é ser ridicularizada antes de ser reconhecida” como disse certa vez Albert Schaweitzer. O que se observa é a Vale desafiando o estado. É preciso reverter essa tendência.

Leia também
* VLI envia informações da dragagem ao Portogente

Os licenciamentos e autorizações para a solução da cava foram concedidos em clima de muita polêmica e por diretores da Codesp, a Autoridade Portuária de Santos, que foram retirados recentemente da empresa pela Polícia Federal por conta de corrupção. A solução recomendada pela comunidade científica especializada é a adotada em portos referenciais ante esse tipo de problema: disposição confinada e tratamento dos resíduos contaminados, realizada mais de 25 anos atrás no Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Leia ainda
* VLI impacta sustentabilidade

Diferente das trágicas e assassinas barragens, a cava, tão ou mais perigosa, é invisível e silenciosa. Suas consequências são: câncer, disfunções neurológicas e anomalias fetais. No entanto, foi adotada como a solução mais barata e que favorecesse o valor das ações da Vale na Bolsa, em detrimento do valor da vida humana. E o gerenciamento da execução dessa obra demonstra com clareza o perigo que ronda o fundo do estuário de Santos. Preocupa que essa cava encontra-se em zona sensível, próxima a importantes manguezais, que abrigam e protegem a vida de frutos do mar, peixes, siris, caranguejos, ostras e mariscos, consumidos pela população.

Leia mais
* A cava tóxica da VLI no Porto de Santos

O mundo que exige sustentabilidade não permite que a lâmina d’água para receber navios de maior calado no TIPLAM silencie a verdade sobre as decisões que nortearam a solução pela cava submersa para depositar material tóxico. Por isso, a partir do próximo dia 4 de março, Portogente promoverá o ”WebSummit a cava da VLI no Porto de Santos”. Será um debate aberto na Internet, com a participação de especialistas nacionais e mundiais, sobre essa solução técnica atinente à perenidade da vida no Planeta.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto