Quinta, 28 Março 2024

A aplicação de novas tecnologias digitais vai entrelaçar o processo de identificação de oportunidades com o planejamento de novos canais logísticos.

Condomínios e plataformas logísticos são estruturas de amplo alcance operacional. Como negócio, integram a logística global, por terra, mar e ar; do comércio internacional ao varejo e ampliam o campo dos fundos imobiliários. Sua inovação para produtividade, com tecnologia digital de última geração na gestão da movimentação e armazenamento de carga, conecta mercados de modo contemporâneo e estratégico.

condomínios logísticos

Leia: Mercado de condomínios logísticos cresce no Brasil - Portogente

Como característica do novo cenário logístico global, a Maersk, uma das maiores armadoras mundiais, vai realizar a venda dos espaços dos seus navios diretamente ao responsável da mercadoria, a partir da próxima semana. O impacto atinge de pronto o mercado do transitário ( freight forward), É a tecnologia inteligente, através de plataformas, controlando irreversivelmente a gestão da logística porta à porta.

Leia: Ministério da Infraestrutura reafirma compromisso em construir túnel submerso como ligação seca entre Santos e Guarujá - Portogente

Ao abordar o papel da tecnologia no setor de condomínios e plataformas logísticos, avulta um ambiente de mudanças e avanços. Pois, apesar do uso significativo de tecnologia na atividade, a logística brasileira ainda é cara. E o modal ferroviário que predomina no transporte de grãos e minérios, ainda está distante dos condomínios logísticos. Isto prejudica a participação no comércio internacional e o desenvolvimento nacional. É inevitável mudar e avançar.

Leia: Conexões humanas e tecnologia: o que isso tem a ver com logística? - Portogente

Para o Brasil não ser condenado ao atraso e ter condições de otimizar a sua participação no comércio internacional, é imperativo que os padrões dos condomínios e plataformas logísticos brasileiros atendam aos padrões tecnológicos globais. Para otimizar os fluxos, aumentar a produtividade da cadeia e a confiabilidade, reduzir tempos e custo. Nisto está a diferença das vantagens comparativa versus competitiva: a localização versus a produtividade.

Leia: Logística sustentável - Portogente

O plano digital, para atingir o seu objetivo de conectar com eficácia a cadeia logística global, vai depender de um projeto tecnológico adequado. Esclarecer e orientar sobre esse assunto, expondo soluções inovadoras, será o tema da conversa aberta e em rede com Kleber Gustavo, gerente de negócios de analytics da Data Rain, no Portogente, no próximo dia 8.

Leia: O comércio físico vai acabar? - Portogente

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto