Segunda, 29 Abril 2024

O diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, Emanuel Cancella, publicou artigo, nesta segunda-feira (14), no mínimo curioso sobre o vazamento de óleo na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, e uma possível greve dos petroleiros brasileiros.

Segunda Cancella, o vazamento do poço da Chevron nos leva a algumas reflexões: a possibilidade de acontecer na área do pré-sal o que aconteceu no Golfo do México. “Os acidentes na indústria do petróleo não acontecem por acaso, acontecem, na maioria das vezes, por conta da produção predatória ou a produção a qualquer preço”.

Ele transcreve alerta do Triângulo de Acidentes ou Triângulo de Risco: "Existe uma relação proporcional entre cada acidente catastrófico e outros de gravidade menor que geralmente o antecedem e funcionam como precursores e que está na origem do chamado”.

O sindicalista petroleiro lembra que, no Brasil, três grandes acidentes reforçam essa tese. “Em 1984 foi o acidente da plataforma de Enchova com a morte de 37 petroleiros. A causa principal? A corrida a qualquer preço para alcançar os 500 mil barris de produção por dia que o governo militar queria usar como propaganda”.

E prossegue: “depois os grandes derramamentos de óleo no Paraná e na Baia de Guanabara. No ano de 2000 na baia de Guanabara, 1,3 mil litros de óleo foi derramado prejudicando a fauna, a flora e a pesca deixando milhares de pescadores a míngua. No mesmo ano de 2000 quatro milhões de litros de petróleo cru atingiram o Rio Iguaçu, o maior do Paraná”.

O diretor do Sindipetro do Rio de Janeiro explica que uma das principais motivações da greve programada pelos petroleiros de todo o Brasil é a exigência de mudanças na política de Saúde Meio Ambiente e Segurança, que tem acumulado nos últimos anos centenas de mortes na indústria de petróleo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto