Segunda, 29 Abril 2024

Enquanto a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras não decola, apesar de ter recolhido 199 assinaturas e sido protocolada no dia 22 de maio último na Câmara dos Deputados, e um dos autores da CPI, o parlamentar Leonardo Quintão (PMDB-MG) – que foi preterido por Antônio Andrade para assumir o Ministério da Agricultura, mas hoje é relator do projeto do Código da Mineração –, a batida contra os negócios petrolíferos brasileiros está nas mãos dos petroleiros.

Leia também
PMDB dividido na vontade de criar a CPI da Petrobras
CPI da Petrobras serve para alertar prejuízo ao povo brasileiro, diz Quintão
“Passar a Petrobras a limpo”, quer deputado autor de CPI da companhia

Em recente editorial publicado em órgão do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, a categoria critica a posição da presidenta Dilma Rousseff que, na campanha eleitoral de 2010, disse que o pré-sal era o passaporte do futuro do País, mas como chefe de Nação privatiza o petróleo dessa camada. E fazem as contas para “desdizer” a presidenta e esbravejam:

“A presidenta diz que o Brasil vai ficar com 80% da renda de Libra. Ora o Brasil ficou com 40% do petróleo de Libra e doou para as multinacionais 60%, como vamos ficar com 85% da renda? Esses números não batem, alguém está mentindo nessa história!”

E citam como contra-exemplo do que foi feito com o pré-sal, os casos dos portos e aeroportos, nos quais o governo fez concessão por 30 anos e, ao final, o estado pega de volta os ativos. Por isso, repetem: “...no petróleo é privatização mesmo, pois, depois de quarenta anos de concessão, prazo concedido pela ANP [Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis], nada mais vai restar do campo de Libra, todo o petróleo do campo já estará produzido e vai restar para os brasileiros somente o passivo ambiental”.

Por fim, afirmam que a ação da presidenta vai além do pré-sal, porque os terminais da Petrobras em São Paulo, do Norte e Nordeste – construídos nos 60 anos da Petrobras com pesados investimentos públicos – foram leiloados no dia 25 último. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto