Segunda, 29 Abril 2024

Após 22 anos de operação no Porto de Santos (litoral paulista), a Deicmar – terminal especializado no atendimento a navios que operam no sistema roll-on-roll-off – pode perder o arrendamento com o fim do seu contrato, que ocorre em maio de 2014. A área – de 74 mil m² e 1 mil m² de armazém – será licitada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em condições que não agradaram a empresa, que tentou até suspender o processo, sem sucesso.

A intenção do governo brasileiro é reestruturar toda a região portuária do Saboó, incluindo o espaço ocupado pelo terminal, buscando otimização da infraestrutura local. Um novo terminal multipropósito com cais de 594 metros teria dois berços: um que poderá ser utilizado com exclusividade pela operadora que vencer a licitação e outro que seria compartilhado com outras empresas interessadas em movimentar cargas.

A Deicmar acredita que, dessa forma, o Governo Federal está negligenciando a operação de veículos e cargas rolantes (roll-on-roll-off), condenando esta atividade a ser somente parte de um terminal de contêineres.

Além disso, uma regra impede a empresa, assim como a Santos Brasil, de participar do leilão, caso não tome atitudes drásticas. O novo texto diz que o contrato não será assinado com empresas localizadas dentro ou fora do porto organizado que tenham instalações usadas prioritariamente na movimentação ou na armazenagem de cargas rolantes. Se a proponente quiser participar, terá de entregar suas áreas externas, como centro logístico e de armazenagem alfandegária.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto