Entre as vinte maiores economias do planeta, o Brasil é o país que mais recuou na produção industrial nos últimos meses. A queda brasileira registrada em setembro é de 4,80% na comparação com igual mês do ano passado, ao passo que a produção canadense, com crescimento de 9% em junho na comparação com o mesmo mês em 2015, é a que mais aumentou. As informações são da Análise Econômica Consultoria, em levantamento feito no dia 3 de novembro último.

Leia também
De volta ao passado 
Logística 4.0

Para efeito de comparação, a produção industrial do Brasil ficou atrás de países como Turquia, que apresentou aumento de 2,20%, México, com elevação de 0,31% e Indonésia, com crescimento de 7,10%. Os três estão atrás do Brasil no ranking de países por Produto Interno Bruto (PIB). Já os Estados Unidos, que lideram o ranking, apresentaram queda de 1% na produção.

De acordo com a Análise Econômica, os principais motivos do recuo na produção industrial brasileira são a falta de investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), em infraestrutura (por parte do Estado) e a omissão do governo, no que diz respeito aos sinais macroeconômicos – câmbio sobrevalorizado por período muito longo –, além da taxa Selic, hoje em 14%.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s