Portogente sai na frente, mais uma vez, na proposta de criar uma grande “praça” virtual na qual todos, onde estiverem, no Brasil ou em outros países, possam debater, refletir e indicar caminhos que otimizem, melhorem, modernizem e expandam a logística brasileira rumo ao grande comércio mundial. Para termos uma participação competitiva, eficaz e eficiente.

Nesse sentido, lançamos o WebSummit 2017, um evento online que possibilitará o acesso a milhares de pessoas, em tempo real, a debates sobre o universo portuário. Essas conexões produzem conhecimentos e experiências referenciais sobre a complexa matriz logística e operacional que movimentam mercadorias e pessoas pelos portos brasileiros. As inscrições são gratuitas!

Já temos grandes nomes de especialistas confirmados (confira aqui), entre eles, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski; o senador Wellington Fagundes (PR-MT), presidente da Frente Parlamentar de Logística - na foto abaixo conversando com o jornalista Bruno Merlin; Ingrid Zanella, presidente da Comissão Nacional de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Mauricio Araquam, doutor em Logística e um dos profissionais que participou da concepção da Lei dos Portos - 12.815/13; Carlos Eduardo Magano, mestre em Engenharia Civil, ex-diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e ex-gestor da Cosan; Nilson Ferreira, presidente da Praticagem de Santos; Ricardo Sudaiha, engenheiro e consultor na área de dragagem; e Mario Teixeira, presidente da Fenccovib (federação que representa categorias de trabalhadores portuários).

senador wellington bruno

Durante o evento, de 6 a 12 de novembro próximo, serão discutidos diversos temas, como: descentralização e autonomia às companhias docas; modernização da gestão e futuro das Companhias Docas; dragagem e desempenho operacional; regionalização dos portos; novos investimentos em terminais de uso privado (TUPs) versus terminais arrendados; agências reguladoras e muito mais (confira aqui).

Esquenta
Do dia 2 último até 6 de novembro, serão realizadas algumas participações como um “esquenta” para o nosso Summit, com o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sérgio Cutrim, que já tratou da integração vertical em cadeia logística como vantagem competitiva, como o caso de exportação do minério de ferro em Beira, Moçambique; da professora Carla Diéguez, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com livro publicado sobre os portos brasileiros; e Silvio dos Santos, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e, desde 2003, é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde trabalhou nos convênios com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a Secretaria de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website