Sábado, 11 Mai 2024

Dia a Dia

A notícia da queda na quantidade de vírus em aparelhos móveis em 2015 deixa de ser tão animadora quando se tem conhecimento que entra no mercado vírus mais violentos do que nunca. E mais: mesmo que eles sejam muitas vezes frustrados, o conteúdo, por exemplo, do celular, será perdido.

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O acordo de Transporte Fluvial entre o Brasil e Uruguai, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (5/11), tem por objetivo facilitar a navegação comerciais. A medida vai permitir o acesso livre e não discriminatório de empresas mercantes (que atuam no transporte de cargas) dos dois países no transporte fluvial e lacustre (transporte realizado pelos lagos) realizado na Hidrovia Brasil-Uruguai.

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A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, recentemente, pesquisa sobre as rodovias brasileiras, depois de percorrer e avaliar mais de 100 mil quilômetros de rodovias pavimentadas por todo o País, um acréscimo de 2.288 quilômetros (2,3%) em relação à Pesquisa de 2014. Esse marco demonstra ainda mais a relevância do estudo, tornando-se, a cada ano, uma referência ainda maior para o setor de transporte, para o governo e para vários segmentos da sociedade.Da extensão total avaliada nessa 19ª edição, 57,3% apresentaram algum tipo de deficiência no estado geral (que inclui a avaliação conjunta do pavimento, da sinalização e da geometria da via), sendo que 6 ,3% estavam em péssimo estado, 16,1% ruim e 34,9% regular. Possuem condições adequadas de segurança e desempenho 42,7%, que tiveram classificação ótimo ou bom no estado geral.Em relação ao pavimento, foram identificados 48,6% da extensão com algum tipo de deficiência. A sinalização apresenta problemas em 51,4% da extensão avaliada, e a geometria da via em 77,2%. Os problemas das rodovias brasileiras tornam-se ainda mais graves com a constatação de que 86,5% dos trechos avaliados apresentam rodovias simples de mão dupla.O modal rodoviário possui a maior participação na matriz de transporte de cargas (61%). Portanto, investir em rodovias e na integração com os outros modais é fundamental para o desenvolvimento do país.Clique aqui para acessar todos os dados da Pesquisa CNT de Rodovias 2015.

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A siderúrgica Usiminas, cuja matriz é em Ipatinga (MG), anunciou, no dia 29 de outubro último, que desativará toda a área de metalurgica primária, o que significa dizer que poderá colocar na rua mais de quatro mil dos atuais nove mil empregados, da sua unidade de Cubatão (SP), ficando apenas com a unidade de laminação e o porto. O anúncio colocou a região da Baixada Santista em alerta máximo. Segundo dirigentes sindicais, a intenção da empresa mineira, desde sua privatização, em 1993, foi ficar apenas com o "filé mignon", ou seja, o porto.

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O Ministério dos Transportes recebeu, no dia 29 de outubro último, estudos que visam a concessão de dois trechos ferroviários previstos no Programa de Investimento em Logística (PIL). Um dos trechos liga Lucas do Rio Verde/ MT a Miritituba/PA e o outro Barcarena/PA a Açailândia/MA. Os estudos foram elaborados por empresas autorizadas, por meio de Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), instrumento para subsidiar a elaboração do edital de licitação. Vale ressaltar que em setembro, o Ministério dos Transportes, recebeu os estudos referente ao trecho Estrela d’Oeste (SP) - Três Lagoas (MS) previsto no PIL.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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