Sábado, 04 Mai 2024

Dia a Dia

Acontece na quarta-feira (30/4), na Comissão de Viação e Transportes, audiência pública para saber do diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia [foto ao lado], qual a situação atual do órgão, sua estrutura operacional e sua atuação e os projetos futuros para ampliar a malha aquaviária.

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O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, em artigo (São Pedro é inocente) publicado, recentemente, no jornal Folha de S.Paulo, avalia as possíveis causas e reflexos do momento de insegurança hídrica vivida no estado paulista nos últimos meses.

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O ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, refutou notícia veiculada, na semana passada, de que Renato Barco deixou o cargo de presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos (litoral paulista), por causa de pleito da Cutrale, que quer prorrogação de dois anos no contrato de um terminal no complexo portuário santista. “Esse assunto, como dos demais arrendatários, está sendo tratado no âmbito da Antaq [Agência Nacional de Transportes Aquaviários]”, justificou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (24/4), na sede da empresa, em Santos, após dar posse ao novo presidente da empresa, Angelino Caputo e Oliveira.

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A Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), em matéria publicada, recentemente, em seu jornal, faz quase que um “inventário” da situação financeira da maior companhia petrolífera brasileira, e alerta que as dificuldades financeiras da empresa estão crescendo porque “o governo insiste em deixar sobre os ombros da companhia a tarefa de subsidiar a gasolina para atender as empresas concorrentes”.

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Em fevereiro último, o imbróglio chegou à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. “A família Cutrale já procurou integrantes do PT e interlocutores de Lula para dizer que está com estoques de sucos abarrotados, prestes a demitir pessoas e a cortar a compra de laranjas. No mercado se fala na possibilidade de prejuízo de até US$ 200 milhões por ano. O governo foi avisado, mas não cedeu.”

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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