Sábado, 11 Mai 2024
Conforme informamos aos internautas (leia aqui a matéria), estávamos aguardando as respostas da MSC Cruzeiros sobre várias questões encaminhadas pelo Portogente. Elas chegaram nesta quinta-feira (30/01), às 11h49. De forma democrática, e mostrando que este espaço é de debate transparente e que o nosso compromisso é com a verdade dos fatos, transcrevemos, a seguir, sem edição, o retorno da empresa de cruzeiros marítimos, cuja sede é em Genebra (Suíça):

Portogente - Como estão as investigações do fato relatado e filmado por passageiro do MSC sobre o descarte de lixo da embarcação no mar?
A MSC Cruzeiros está conduzindo uma investigação para apurar a questão internamente, e assim que houver uma conclusão e, caso alguma responsabilidade seja confirmada, a armadora tomará todas as medidas necessárias. A armadora já reforçou seus procedimentos de controles e monitoramento com relação às suas políticas de descarte para garantir que os processos sejam seguidos rigorosamente.

Portogente – Como é feito o descarte do lixo pela MSC - onde/local, qual o volume do lixo descartado, quem fiscaliza esse descarte, a MSC tem algum documento mostrando o descarte do lixo do navio em questão? Enfim, como se dá o procedimento do descarte de lixo, na sua etapa inicial até sua fase final?
Os navios da armadora são equipados com moderno sistema de tratamento de água que processa aproximadamente 1.500 metros cúbicos de líquidos utilizados por dia, usando também moderno sistema de purificação de cinco estágios – sistema que torna os navios sustentáveis. Quanto ao descarte de materiais, todo o lixo dos navios passa por uma triagem e transformação de acordo com as regulamentações do setor, sendo que 95% do material descartado é cuidadosamente separado e encaminhado para reciclagem.

Portogente – A MSC já adota a separação dos resíduos para reciclagem?
Os navios da armadora estão equipados com incineradores, trituradores e compactadores para transformação do lixo e a utilização desses equipamentos permite o despejo dos resíduos biodegradáveis no mar sem agredir o meio ambiente, segundo as normas brasileiras e internacionais.   O lixo nocivo, tóxico ou não biodegradável é recolhido em recipientes adequados, armazenados em espaços específicos, longe de resíduos incompatíveis. Outros lixos que podem liberar substâncias poluentes são eliminados em reservatórios que são recolhidos em terra por empresas autorizadas para adequada reciclagem, conforme previsto pela legislação. Toda descarga de lixo é devidamente registrada e certificada pela MARPOL, uma das mais importantes convenções ambientais internacionais, e o processo é controlado pelo Livro de descarte.

Cada embarcação da frota MSC Cruzeiros ainda conta com um oficial ambiental a bordo, responsável pelas questões relacionadas ao meio ambiente, o que inclui o monitoramento dos processos de reciclagem e a eliminação dos resíduos produzidos, visando garantir a implantação dos padrões mais elevados possíveis de tratamento e descarte de águas residuais, além de um coordenador ambiental em terra, responsável pela supervisão das operações ambientais de todos os navios.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome