Sexta, 03 Mai 2024

Antes, um funcionário separava 26 pedidos por hora. Agora, processa 116. A Ford Motor Company está otimizando as operações do seu centro de distribuição de peças em Barueri, na Grande São Paulo. Em parceria com a Penske Logística a montadora adquiriu quatro máquinas de armazenamento e separação vertical de produtos e aumentou a produtividade de seu centro de distribuição. Segundo o gerente de suprimentos e logística da empresa, Marcelo Bouttid, anteriormente um funcionário separava por hora 26 pedidos, com o equipamento, chamado de Vertical Shuttle o trabalho saltou para 116 pedidos por hora.

"Até agora somente 10% dos pedidos são realizados pelo equipamento. A meta é ter 40% de todos os pedidos armazenados e separados pelo sistema no próximo ano", disse o executivo. Atualmente, a montadora opera dois centros de distribuição, um em São Paulo e outro em Salvador, na capital baiana, e monta por dia um total de 12 mil pedidos.

Bouttid explica que o equipamento agrupa em compartimentos peças de reposição de pequeno e médio porte, como filtros de ar e óleo, palhetas e pastilhas de freio, as chamadas linhas de alto giro. O operador monta os pedidos conforme a solicitação do distribuidor ou revendedor Ford.

"É uma espécie de elevador, o operador seleciona a peça e a máquina separa. Este equipamento é ideal para peças de pequeno porte. As maiores, como uma cabine de caminhão, por exemplo, não serão separadas pela máquina", disse.

Ele ressalta que com a operação da Vertical Shuttle os pedidos feitos pelos 420 distribuidores no País até às 17 horas são entregues durante à noite, devendo chegar ao destinatário, no máximo, às 6 horas do dia seguinte.

"Isso, graças a rapidez com que as solicitações são processadas. Hoje, o índice de disponibilidade de peças da Ford, dentro do conceito de pedido perfeito (atendimento na hora certa e na quantidade exata) é de 97%, grande destaque do setor", afirmou.
Entregas otimizadas
"Com o crescimento da participação de mercado da montadora nos últimos cinco anos há mais veículos para reparos e se fez necessários otimizar as entregas para os distribuidores e revendas autorizadas", disse. O executivo acrescenta que empresas de outros setores da economia já utilizam a Vertical Shuttle em seus centros de distribuição. "A indústria farmacêutica já emprega este equipamento. A Ford brasileira é a primeira montadora no País a operar a máquina", disse.

Segundo ele, além dos pedidos destinados ao mercado interno, o centro de distribuição também exporta mensalmente 300 contêineres para 55 países. Isto representa, conforme Bouttid, 30% das vendas externas da montadora.

"Desde setembro estamos operando a máquina e já contabilizamos um crescimento de cinco pontos percentuais no volume embarcado se comparado com o ano passado, quando cerca de 25% das vendas externas da montadora eram de peças de reposição", disse.

Fonte: Gazeta Mercantil - Ana Paula Machado - 29/12/06

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome