Segunda, 29 Abril 2024

Associate Director & Partner da Fesa, consultoria de busca e seleção de altos executivos

 

Nos últimos anos, temos assistido um interessante fenômeno entre as empresas de prestação de serviços logísticos. Se antes eram especializadas em “produtos” ou “serviços”, se vendiam serviços de “prateleira” (transporte, armazenagem, abastecimento etc.), agora para manterem-se competitivas passam a oferecer soluções completas de logística integrada.

Já não é mais suficiente oferecer apenas um produto ou serviço, como transporte ou armazenamento. Faz-se necessário que as empresas de serviços logísticos tenham conhecimento do negócio do seu cliente para customizar soluções completas para a gestão de toda a sua cadeia logística.

Por sua vez, visando sua própria competitividade, as empresas dos mais diversos setores precisam cada vez mais focar em sua atividade fim, ou seja, não desejam se dedicar a operações paralelas, as quais não possuem expertise, mas que são fundamentais para a competitividade dos seus negócios. Para isso, procuram parceiros que ofereçam soluções completas em logística, aperfeiçoando processos para minimizar custos.

Desse modo, o perfil do executivo de logística mudou: se antes estava habituado à venda de produtos ou serviços, hoje precisa entender não apenas dos serviços que pode oferecer, mas conhecer com profundidade o negócio e o setor dos clientes. Assim, desenha soluções logísticas que somam por meio do aumento de competitividade, serviços de qualidade e no menor custo possível. Para tanto, algumas competências de gestão e liderança tornam-se fundamentais para o desenvolvimento da função e são o principal diferencial do executivo que se atualizou e adaptou-se a este novo modelo.

Podemos citar algumas competências essenciais, como a Orientação para o Cliente. O executivo deve estar atento, avaliar e antecipar as necessidades dos clientes como fio condutor das prioridades do negócio, antecipando a implementação de soluções inovadoras de forma a alcançar sua fidelização. Outra competência é o Conhecimento do Mercado: o executivo tem que estar atento as tendências tanto de soluções logísticas e novas tecnologias, como do setor do cliente.  Deve também conhecer as mudanças econômico-financeira, social e política da empresa (tendências, fatores críticos de sucesso, concorrentes, tipos de clientes, fornecedores etc.).

Tanto Orientações para o Cliente como Conhecimento do Mercado devem estar atreladas a uma forte Capacidade Analítica. A gestão eficiente de todos os processos da cadeia logística deve ser cuidadosamente avaliada visando a otimização dos diversos recursos, seja de equipamentos ou humanos. Este é um serviço com margens apertadas em um país que tem seu grande gargalo na infraestrutura. Há que se estruturar de forma a extrair o máximo de cada recurso ao menor custo possível, para manter-se competitivo e com isso somar ao serviço prestado ao cliente.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome