Domingo, 05 Mai 2024

A Axis Communications, fabricante sueca com atuação no mercado de vídeo em rede, está capacitando empresas brasileiras para o fornecimento de tecnologias de videomonitoramento e comunicação em rede nas principais rodovias nacionais. A oportunidade é consequência de regulamentações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em favor da segurança viária, e da perspectiva de ampliação das concessões públicas por parte do Governo Federal, tornando o transporte viário um dos segmentos com maior expectativa de investimentos em tecnologias ao longo dos próximos dois anos.

Por um lado, a resolução n° 3576 da ANTT determina que novas concessões de rodovias adotem câmeras de alta definição capazes de informar a localização do acidente e a mobilização do atendimento adequado. Essa tecnologia, conhecida como Detecção Automática de Incidentes, alerta sobre veículos parados ou em sentido contrário, além da presença de animais ou pessoas cruzando a pista em local proibido.

A resolução, válida para todas as concessões rodoviárias e já adotada por parte delas, passou a ter um impacto ainda maior no mercado diante da estratégia do Governo Federal de licitar rodovias para a administração privada, como o trecho BR-364/365, entre Goiás e Minas Gerais, e o trecho BR-101/116/290/386 no Rio Grande do Sul. As regras sobre segurança viária devem motivar o mercado a buscar tecnologias de fabricantes como a Citilog, especializada em analíticos de vídeo para detecção antecipada de ocorrências. A empresa foi adquirida pela Axis este ano.

Uma das concessionárias que já adotou o novo sistema é a Ecovias, em São Paulo. Há mais de 10 anos, o sistema de Detecção Automática de Incidentes da Citilog está presente nos túneis da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. Recentemente, no mês de outubro, a concessionária Ecovias implantou o sistema Citilog para detecção automática de incidentes em 16 câmeras ao longo do trecho de concessão. O sistema será responsável pela detecção de incidentes relacionados à segurança pública, tais como: veículos parados, pedestres na via e detritos em locais pré-definidos pela Polícia Militar Rodoviária. O sistema de detecção automática de incidentes irá auxiliar a PMR no combate à criminalidade do Sistema Anchieta Imigrantes (SAI).

Além da Citilog, a Axis também adquiriu este ano a 2N, fabricante de intercomunicadores em rede. Um dos principais produtos da empresa é o Helios IP Safety, para comunicação bidirecional em situações de emergência nas estradas. Resistente a atos de vandalismo e a temperaturas de até 55 °C, o equipamento permite um ponto de contato entre os usuários da rodovia e a central de controle, e complementa o portfólio da Axis para estradas.

Recentemente, a Axis lançou duas câmeras que respondem a necessidades específicas de rodovias. Uma delas é a câmera AXIS Q1659, que usa uma resolução de até 20 megapixels para observar objetos a longas distâncias, como se exige para a leitura de placas de veículos. A câmera é especialmente adequada para análises de vídeo pós-evento, capturando toda a movimentação de forma contínua para apoiar investigações posteriores. Outro lançamento é a AXIS Q6155-E, uma câmera que calcula a distância até os veículos e, a partir dessa informação, foca com precisão nas placas – tudo em questão de milissegundos.

“É importante que o mercado brasileiro esteja preparado para responder à demanda dos projetos que irão surgir voltados para a modernização operacional das rodovias”, alerta Paulo Santos, gerente de soluções Enterprise da Axis Communications. “A adoção de sistemas de videomonitoramento inteligentes junto com terminais de intercomunicação específicos para estradas está promovendo uma melhor gestão das rodovias que já atendem a essa regulamentação, tanto na prevenção quanto na agilidade e dimensionamento da resposta diante de um acidente. Espera-se que um conjunto maior de concessionárias busquem essa solução até 2018”.

O mercado de tecnologias para gestão de tráfego também deve observar um aumento na demanda por câmeras inteligentes para controle de cruzamentos em grandes cidades. Passadas as eleições municipais no final de outubro, espera-se uma adoção maior de soluções envolvendo gestão inteligente de semáforos em cidades que enfrentam engarrafamentos frequentes e outros desafios de mobilidade urbana – um dos principais temas discutidos em todo o país durante as eleições.

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