A dragagem ambiental é umprocesso muito diferente da dragagem de manutenção, assim como os equipamentosutilizados em ambos os casos. Enquanto a dragagem de manutenção tem comoprincipal meta manter, satisfatoriamente, as profundidades de portos, rios ecanais propiciando a navegação, a dragagem ambiental visa a retirada de umadeterminada quantidade de sedimentos contaminados (GE Study Report, 1998).

Na dragagem de manutençãoocorre a retirada de forma rápida de uma grande quantidade de materialsedimentar, sendo que muitas vezes não se é dada a devida importância ao manejodo material dragado. Por outro lado, na dragagem ambiental existem procedimentosrigorosos aplicados tanto à operação de dragagem, quanto ao transporte e manejodeste material, assim como de sua disposição (USEPA, 1994).

O tipo de draga utilizado nadragagem ambiental é uma draga hidráulica especialmente adaptada,desenvolvida no Japão e na Holanda, e que pode retirar sedimentos finoscontaminados com um mínimo de ressuspensão. As principais adaptações para estetipo de draga são a utilização de escudos e telas (cortina de silte) ao redor dosítio de dragagem, operação da draga em velocidades reduzidas e o processo de "overflow"deve ser evitado, mantendo a mistura água/sedimento na cisterna da embarcação.

A dragagem ambiental, para queseja considerada eficaz, deve cumprir os seguintes objetivos:

· minimizar a dispersão desedimentos contaminados para as áreas adjacentes ao sítio de dragagem. Isto épossível diminuindo o processo de ressuspensão e redeposição, evitando a fuga dematerial dragado através de eventuais furos na tubulação da draga e evitando aprática do "overflow"; o manejo, tratamento e despejo (disposição) do rejeito dedragagem (tanto água quanto sedimento) deve ser feito de maneira segura noaspecto ambiental e de forma aceitável no aspecto social;

· a operação deve ser completadano menor tempo possível, obtendo a máxima remoção de sedimentos contaminados e amínima remoção de água e sedimentos limpos.

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