1. Uma linha regular de navegação implica ter, permanentemente, naviosdisponíveis?


Tecnicamente sim, visto que uma linha regular de navegação é uma linhaestabelecida pelo armador em caráter permanente para oferecimento de transportecontínuo aos embarcadores. Se ela não for explorada continuamente, mas apenasesporadicamente, de acordo com desejos do armador e do oferecimento bastanteantecipado da carga, ela acabará se transformando numa linha não-regular, aexemplo do que acontece nos afretamentos de navios. É como se o navio fosseafretado para transporte de determinada carga.

2. Sendo regular, quantos portos são escalados por viagem?


Bom, não há uma regra para isso e as escalas são determinadas pelas necessidadesdos embarcadores de terem navios para transportar sua carga. O armador, sensívela isso e, naturalmente, ao seu próprio sucesso e lucro, procurará atender àsescalas necessárias, tendo navio à disposição. As escalas podem ir desde apenasum porto para o embarque e um para o desembarque, podendo ser uma linhaexpressa, até vários portos de embarque e desembarque, dependendo dasnecessidades e conveniências.

3. E é somente a oferta de carga que define a escolha do armador paradeterminada rota e quantidade de escalas?


Não, mas a disponibilidade de carga é importante, pois sem isso nem se podefalar em linha regular. São diversos os motivos que levam o armador a escolher aescala, porém, a rentabilidade da linha é fundamental. Não adianta apenas tercarga e a linha não ser rentável. O prejuízo sempre está implícito, contudo nãopode ser uma questão líquida e certa, mas uma contingência. O lucro é o objetivovisado.

4. E como é realizada a contratação de um espaço para transporte em navio delinha regular?


A contratação de espaço para o transporte da mercadoria, que na navegação échamada de reserva de praça, pode ser feita por qualquer meio de comunicaçãoescrito, ou pessoalmente, mas é tradicional fazê-la por telefone, por meio de umcontato mais próximo, de modo a discutir as condições de transporte, quantidade,frete, portos, transit time etc.

5. E essa reserva telefônica pode apresentar futuros problemas dedesentendimento ou falta de espaço, ou mesmo de carga?


Evidentemente isso está implícito no processo e o entendimento verbal podeapresentar-se problemático. Ainda que tudo funcione bem na navegação, e este éum setor de grande confiança, é recomendável que as reservas de praça sejamconfirmadas por algum meio escrito, como fax, carta, e-mail etc.


 

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