Sexta, 29 Março 2024

Custos são dispêndios que são absorvidos ao valor do produto e incorporados no valor dos estoques de produtos acabados.

 

Veja Também

 

Tipos de Custos

 

Custo Básico - São custos padrões definidos numa certa ocasião, e nunca mais alterados para que não se perca a referência histórica. Poderemos então utilizar os números para a montagem de séries históricas elucidativas.
Custo Corrente - Custo padrão que poderá ser atingido, desde que haja um esforço generalizado para se atingir este objetivo.
Custo da Qualidade – Custos dos produtos fabricados de maneira defeituosa, custos dos defeitos ocorridos no cliente, custo da inadequação com os requisitos do cliente e custo das atividades de controle da qualidade.
Custo de Aquisição – Valor que envolve os custos de cotação e do produto ou serviços em si e custos decorrentes da entrega.
Custo de Armazenagem – Valor que envolve gastos com espaço para armazenagem e pessoal para movimentação do produto.
Custo de Estoque – Valor que envolve preço do produto ou serviço, custo de cotação, custo de pedido, custo de armazenagem e despesas de venda.
Custo de Falta - É o custo considerado pela falta de um item, por falta de estoque, quando se recebe um pedido. Este custo pode ser variado, devido a se perder um pedido total ou parcial, pelo custo de se repor de forma urgente ou pelo custo de se alterar toda a programação de produção para fabricá-lo.
Custo de Obsolescência - É o custo de se manter em estoque itens obsoletos ou sucateados. Geralmente os itens obsoletos são componentes de equipamentos ou máquinas fora de linha de fabricação.
Custo de Oportunidade – Retorno do capital que poderia acontecer, se não fosse utilizado nos atuais investimentos realizados.
Custo de Pedido – Valor que envolve todos os gastos para se fazer um pedido, como gasto com pessoal, telefone, papel, lápis e tudo mais que for necessário para a confecção do pedido. Ou é o custo considerado somando basicamente as operações de fazer a solicitação a Compras, acompanhar seu atendimento, fazer o recebimento, inspecionar quando da chegada, movimentá-lo internamente e fazer seu pagamento.
Custo de Venda – Valor que envolve gastos com propaganda, emissão de nota fiscal e comissão de vendedores.
Custo do Ciclo de Vida - A soma de todos os fatores de custo incorridos durante a expectativa de vida do maquinário.
Custo Fixo – Dispêndios da empresa que serão absorvidos no produto via custo departamental e que não se alteram em curto prazo. com a variação do volume da produção.
Custo Global - A avaliação a custo global refere-se ao fato de se avaliar os fornecedores, no que diz respeito aos aspectos econômicos, comparando-os operacionalmente, não com base no preço, mas com base no custo global que eles acarretam à empresa cliente. O custo global envolve o custos da qualidade, custos de confiabilidade, custos de tempo de resposta, custos de lotes de reabastecimento, custos de falta de aperfeiçoamento, custos de obsolescência tecnológica e o preço.
Custo Global do Fornecimento – Custo que o fornecimento de um item acarreta para a empresa, com qualidade, confiabilidade, tempo de resposta, lotes de reabastecimento, falta de aperfeiçoamento, custos da obsolescência e preço.
Custo Ideal - Custos padrões mínimos sem folgas que constituem a meta mais ambiciosa da eficiência da produção.
Custo Logístico - É a somatória do custo do transporte, do custo de armazenagem e do custo de manutenção de estoque.
Custo Marginal – Custo adicionado, quando a quantidade gerada numa operação ou processo, é elevada de uma unidade.
Custo Médio – Custo estimado total, incluindo absorção dos custos departamentais, para se produzir um lote de produtos, dividido pelo número das unidades produzidas e de boa qualidade.
Custo Total da Revenda - É a somatória de todos os custos de um produto para revenda ou serviço, considerando os custos de aquisição, custos de pedido, estoque, armazenagem, custo de venda e despesas de entrega.
Custo Variável do Produto – Resultado da divisão do custo fixo da empresa num determinado período, pela quantidade de produtos produzidos neste mesmo período.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias