Segunda, 06 Mai 2024

A navegação interior trata do deslocamento de pessoas e/ou produtos em hidrovias interiores, seja em território nacional ou internacional. No Brasil, a navegação interior permitiu a expansão de fronteiras para o oeste, servindo também como via de acesso e transporte de pessoas para regiões como o Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.


Sendo um tema bastante atual e importante para a formação geográfica e econômica de um país, a navegação interior é um meio utilizado por diversos países como Holanda, Inglaterra e Alemanha, além de outros encontrados em continente europeu e até na América do Norte. Silvio dos Santos aborda sobre tal assunto em seu livro “Aspectos da Navegação Interior”, descrevendo importantes afluentes, como o Rio Elba, localizado na Europa Central, e o Rio Mississipi, o segundo afluente mais longo dos Estados Unidos e deveras influente quando fala-se de navegação interior.


Silvio dos Santos é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP e pesquisador do laboratório de transportes e logística – labtrans/uesc, além de ser colunista da Portogente. Com grande bagagem acadêmica e conhecimento prático na área de transportes, ele aborda em seu livro suas experiências com o tema utilizando dados sólidos comprovados com tabelas, imagens e até mapas, formalizando conhecimentos e sendo uma publicação que alcança um vasto público-alvo formado desde estudantes até profissionais da área.

Sendo assim, o livro “Aspectos da Navegação Interior” pode ser utilizado como uma grande ferramente para pesquisas, trabalhos práticos e até para atividades de cunho profissional.

 

Confira mais detalhes acessando o site da LabTrans com o livro na íntegra aqui. Ele está disponível em PDF e gratuitamente.

 

Saiba mais:

Portogente Colunistas - Silvio dos Santos em: "a navegação interior e Adam Smith".

Portogente Colunistas - Silvio dos Santos em: "lançamento de livro sobre navegação interior".

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!