Segunda, 29 Abril 2024
publicado originalmente por Marc-Andre Boisvert na Associated Press

Antes do amanhecer em uma floresta espessa da Costa do Marfim ocidental, o ar foi tomado pelos sons de chimpanzés machos gritando e batendo em árvores.

Um bebê chimpanzé chamado Dali estendeu lentamente seus castanhos e peludos braços, e desajeitadamente mexeu em um galho a 20 metros de altura para um pequeno-almoço de nozes e insetos. Nos minutos seguintes, ele seria acompanhado por outros 15 animais que logo se mandaram para as profundezas do Parque Nacional de Tai.

Os chimpanzés geralmente não gostam de contato com os seres humanos, mas os cientistas do Parque passaram décadas buscando habituá-los para que pudessem ser estudados. Em 2012, um filme da Disney sobre chimpanzés foi gravado neste mesmo Parque.

Agora, os conservacionistas e o governo marfinense esperam tirar proveito do fato de que os chimpanzés em Tai estão relativamente confortáveis em torno de seres humanos com o lançamento de projetos de ecoturismo. Além de obter ganhos financeiros, o objetivo é conter a queda vertiginosa da população de chimpanzés.

"Por meio do ecoturismo a população local ganhar alguma coisa. Eles vêem o valor da floresta ... e eles vão preservá-la", disse Christophe Boesch, diretor da Fundação de Chimpanzés Selvagens da África Ocidental. Ele passou 35 anos estudando os chimpanzés da Costa do Marfim. "Quanto mais turistas temos, é mais provável que seremos capazes de vencer a batalha".

Uma população que já foi próspera, os chimpanzés na Costa do Marfim têm experimentado um declínio de 90% na quantidade de animais nas últimas duas décadas, segundo o Fundo Mundial para a Natureza, que estima a população mundial chimpanzé entre 150 e 200 mil.

O último estudo aprofundado, conduzido pela Boesch's em 2008, indicou que a população atual de chimpanzés na Costa do Marfim está entre 8 e 12 mil. Embora nenhum novo estudo tenha sido realizado desde então - e pelo fato que os chimpanzés são difíceis de controlar, a organização acredita que a redução de animais tenha prosseguido.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome