Sexta, 26 Abril 2024

Nos últimos anos, as discussões sobre o mundo do trabalho giraram em torno de conceitos como flexibilização, informalidade e precarização. No Brasil, estes termos começaram a ser aplicados a partir das mudanças geradas pela reestruturação produtiva após os anos 1990, cujo uso intensificou-se no decorrer dos anos com a redução do emprego formal. Esta intensificação provocou, em partes, sérias distorções na aplicabilidade dos conceitos, o que fez com que a Sociologia voltasse a rediscuti-los, não em termos de sua substituição, mas na revisão de suas definições e aplicações.

Este é o debate desenvolvido por Marcia de Paula Leite no artigo “O trabalho e suas reconfigurações: conceitos e realidades”, publicado em livro organizado por ela e Angela Araújo, O trabalho reconfigurado: ensaios sobre Brasil e México, do ano de 2009. No artigo, Marcia Leite, a partir de análises da bibliografia dos últimos 20 anos e do contexto social, político e econômico, propõe a revisão de conceitos como trabalho atípico, comumente conhecido como aquele que foge “ao modelo do emprego homogêneo e estável que caracterizou a sociedade salarial”. (p. 69) Nos dias atuais, principalmente em tempos de crise como o que vivemos, as formas de trabalho atípico passam a permear quase todos os setores de atividades, tornando-se, em vez de atípicas, comuns em uma sociedade globalizada e em crise.

A ela, juntam-se experiências de trabalho parcial, doméstico, por conta própria, que caracterizam um processo de flexibilização e precarização das relações de trabalho. Em tempos onde estas práticas são cada vez mais comuns, como conceitos construídos para descrever situações que fugiam da normalidade do mundo do trabalho podem hoje ser utilizados para explicar a atual configuração do trabalho?

Esta é a proposta de Marcia Leite, que não constrói novos conceitos, mas nos coloca para refletir e repensar tanto suas definições como suas aplicabilidades. Um convite a leitura em tempos de crise.

Referência bibliográfica
LEITE, Marcia de Paula. O trabalho e suas reconfigurações: conceitos e realidades. In LEITE, Marcia de Paula; ARAÚJO, Angela. O trabalho reconfigurado: ensaios sobre Brasil e México. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!