Sábado, 27 Abril 2024

De acordo com Fernão Mendes Pinto, um dos viajantes aventureiros e exploradores de novas terras do século XVI, os comerciantes portugueses chegaram ao Japão no ano de 1542. Aportaram em Tanegashima, a ilha mais a leste do arquipélago de Ōsumi, a sul de Kyūshū (arquipélago onde se localiza Nagasaki).

Ao, lado, a coluna apresenta imagem do português Fernão Mendes Pinto (Montemor-o-Velho, 1510-14— Pragal, 8 de Julho de 1583), que foi homenageado, em 2011, numa moeda comemorativa de 2 euros, destacada no artigo sobre o português na Wikipedia.

Consta que naqueles tempos a chegada dos portugueses ao Japão foi muito celebrada e ainda sinaliza um importante marco porque representou a introdução das armas de fogo naquele país. Entretanto, ocorreu no período Sengoku, uma das fases mais conturbadas e instáveis da história do Japão, marcada por constantes guerras com muitas mortes, mais ainda depois devido ao uso das espingardas europeias.

Os internautas familiarizados com os games devem conhecer o Sengoku Basara.  Não se trata de um anime histórico por excelência, mas sim uma homenagem à história do Japão. Ambientado na Era dos Estados Divididos, onde o Japão se dividiu em diversas unidades menores (daimyos) sob o domínio de um senhor - general.

Imagem: http://pt.wikipedia.org

Esta gravura do período Sengoku (metade do
século XV - início do século XVII) demonstra uma
sangrenta batalha da guerra civil japonesa

Em meados do século XVI, os comerciantes portugueses estabeleceram núcleos no Japão e na China. Exemplos conhecidos podem ser citados, como a colônia na ilha de Macau (China) ou a cidade-porto de Nagasaki (Japão). Esta se destacou como a  principal porta de entrada do Japão para o mundo.

No período em que o comércio direto entre China e Japão ficou proibido, os portugueses passaram a ser os intermediários. Compravam seda chinesa e vendiam aos japoneses, que pagavam em prata. Um código de leis foi estabelecido para regular as casas dos daimyos. Dentre várias determinações, o código englobava conduta privada, casamento, vestimenta, tipos de armas e número de tropas permitidas, modalidade de residência rotativa e proibição de construção de navios com capacidade de navegar em mar aberto.

No Japão do século XVII, o comércio com estrangeiros só podia ser realizado em Hirado e Nagasaki.

Foto: Diogo Souza

Porto de Nagasaki, no Japão

Mais informações sobre Nagasaki, a cidade irmã de Santos, no portal www1.city.nagasaki.nagasaki.jp

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!